Brasil, 18 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

América-MG e Fluminense se enfrentam em partida emblemática em prol do meio ambiente neste domingo

Jogo contará com a presença de membros da FSC® Brasil - Conselho de Gestão Florestal

O futebol brasileiro tem se preocupado cada vem mais com o meio ambiente. Prova disso é o jogo que acontece neste domingo (19), no estádio Independência, em Belo Horizonte. A partida, válida pelo Campeonato Brasileiro, une dois grandes clubes que protegem biomas de extrema importância para o Brasil: o Cerrado e a Mata Atlântica.

Desde 2016, o Fluminense apoia as iniciativas da SOS Mata Atlântica, e o América-MG firmou parceria recentemente com a SaveCerrado, se tornando o primeiro clube Carbono Neutro do país e incentivando a preservação do bioma. As duas organizações são membros do FSC, um sistema de certificação criado há 25 anos para a promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Na ocasião do embate deste domingo, a Diretora Executiva do FSC Brasil, Aline Tristão Bernardes, vai entregar uma placa de pequiá (árvore típica da Floresta Amazônica), como forma de celebrar e marcar a ação sustentável. A peça foi produzida pela Tora Brasil, com madeira amazônica certificada pelo FSC, o que soma ainda mais a "presença" de outro importante bioma na partida.

O compromisso ambiental dos clubes acaba contribuindo para o país atingir as metas firmadas no Acordo de Paris. Uma delas é a redução da emissão dos gases de efeito estufa (GEE). Nesta partida, o América, que compensou toda a emissão de carbono dos jogos dos quais foi mandante em 2018, passa a carregar o selo Carbon Neutral na manga da camisa. “Temos vários objetivos dentro dessa parceria. Um deles, muito audacioso, é o de tornar o CT Lanna Drumond em um espaço Aterro Zero, isto é, destinar 100% dos resíduos gerados para a reciclagem e a reutilização. Essa é uma das metas que serão cumpridas lado a lado com a SaveCerrado”, explica Erley Lemos, diretor de Marketing e Negócios do América.

A preocupação do time mineiro mostra como unir grandes causas em uma só ação. “Ver o América engajado no projeto e nas ações práticas de sustentabilidade demonstra que é possível integrar paixão com as questões socioambientais, um exemplo para empresários e sociedade”, afirma Paulo Bellonia, presidente da SaveCerrado. O jogo, marcado para as 19h, visa sensibilizar sociedade civil e empresários para questões relacionadas aos graves problemas ecológicos e o impacto climático que o mundo atravessa, e mostrar que é possível contribuir de alguma forma, mesmo com pequenas ações.

Serviço - América-MG x Fluminense

Local: Estádio Independência (Rua Pitangui, 3230, Horto)

Ingressos a partir de: R$ 10 (meia)

Notícias ::