Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

CAF concede linha de US$ 50 milhões ao Santander Brasil para expandir financiamento a pequenas e médias empresas controladas por mulheres

Objetivo é reduzir a disparidade de gênero no acesso a produtos do sistema financeiro nacional, além de contribuir com a transformação produtiva no país

O CAF - banco de desenvolvimento da América Latina - concedeu uma linha de crédito direcionada de US$ 50 milhões ao Santander Brasil para impulsionar a inclusão financeira das mulheres. Por meio dessa operação, se favorecerá o acesso ao crédito a Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que sejam controladas majoritariamente por mulheres. Os recursos serão utilizados para as operações de comércio exterior e de capital de giro.

De acordo com estudo do Departamento Econômico do Santander, cerca de 2,5 milhões de novas empresas devem surgir em 2018. Ao mesmo tempo, o crescimento do emprego estimado é de 2,2% no período, o que significa uma abertura líquida de 2 milhões de novas vagas nos setores formal e informal. Destes, mais de 1 milhão estarão ligadas a empregadores tradicionais, trabalhadores por conta própria e microempresas. Esse número passa a 1,3 milhão quando se considera também as pequenas empresas. Ou seja, a atividade empreendedora pode ser responsável por quase 2/3 da geração de empregos esperados para 2018. Neste cenário "Cada vez mais, as mulheres se mostram ótimas gestoras, mas ainda são em pequeno número no controle das empresas. Nosso propósito é apoiar os negócios e as pessoas a prosperarem e, portanto, temos o compromisso de ampliar o crédito às mulheres empreendedoras”, afirma Ede Viani, diretor de Empresas, Governos & Instituições e Agronegócios no Banco Santander Brasil. “A parceria com o CAF nos facilita avançar nesses financiamentos”, ressalta.

“O CAF tem um forte compromisso de contribuir com a transformação produtiva e a igualdade de gênero por meio da inclusão financeira em seus países membros. Acreditamos que a instrumentalização desta linha de crédito, direcionada a PMEs lideradas por mulheres, reforça estes compromissos”, afirma Jaime Holguín, diretor-representante do CAF no Brasil. Segundo ele, a disparidade de gênero no sistema financeiro no Brasil é marcante, sendo que 22% das mulheres possuem cartão de crédito, enquanto que 33% dos homens têm o mesmo produto e só 3% delas contraiu algum empréstimo para iniciar, operar ou expandir um negócio próprio, ao passo que 7% dos homens já buscaram esse tipo de instrumento de crédito, de acordo com dados do Banco Mundial. “Assim, a aliança com o Santander Brasil, que tem uma enorme experiência no setor de PMEs, facilita a implementação desta ação, que tem como último beneficiário empreendedoras que busquem financiamentos para melhorar a capacidade produtiva e a internacionalização de seus negócios”, comenta.

O Santander Brasil é um dos líderes em financiamento a PMEs no País e registra crescimento de 8,5% em sua carteira de crédito para o segmento nos últimos 12 meses até junho, quando o montante somou R$ 35,32 bilhões. Oferece às empresas, além de um pacote completo de soluções financeiras, o Programa Avançar, oferta de valor gratuita para clientes e prospects, que tem como objetivo apoiar o crescimento das pequenas e médias empresas por meio de soluções não financeiras, entre elas, cursos online com opções que vão desde idiomas à gestão financeira ou Marketing estratégico.

Sobre o Santander Brasil

Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander Brasil é um dos maiores bancos do sistema financeiro nacional e a única instituição internacional com escala no varejo. Possui mais de 22 milhões de clientes ativos, cerca de 48 mil funcionários e uma rede de mais de 3,4 mil agências e postos de atendimento. Atua no Brasil em duas grandes frentes: o banco comercial, que reúne as atividades de varejo, como atendimento a pessoa física e pequenas e médias empresas, e o atacado, voltado às grandes empresas e a operações no mercado de capitais. Faz parte do Grupo Santander, principal conglomerado financeiro da Zona do Euro, com grande presença na América Latina.

Sobre o CAF

CAF - banco de desenvolvimento da América Latina - tem como missão impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração regional, mediante o financiamento de projetos dos setores público e privado, a provisão de cooperação técnica e outros serviços especializados. Constituído em 1970 e composto por 19 países na atualidade – 17 da América Latina e Caribe – além de Espanha e Portugal, e 14 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento na região. Mais informações em www.caf.com.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::