Brasil, 22 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Brasileiro Troca Experiências Nos Eua Sobre Tecnologia E Fiscalização Ambiental

Leandro Camargo é voluntário no Everglades e fala sobre as experiências de uso da tecnologia na fiscalização e monitoramento ambiental em São Paulo

Quando decidiu embarcar para os Estados Unidos, Leandro Camargo esperava apenas oferecer uma oportunidade de estudos para a família e pensava que eles seriam os únicos a ganhar conhecimento com a imersão americana. Mas a experiência tem se mostrado muito mais rica do que isso. Amante da natureza, Leandro se engajou em atividades voluntárias e parques da Flórida e descobriu que também tem muito conhecimento para compartilhar.

Com a paixão pela natureza, nos Estados Unidos Leandro rapidamente se tornou voluntário no Sawgrass Nature Center & Wildlife Hospital (SNC) e no Arthur R. Marshall Loxahatchee National Wildlife Refuge. Interagindo diretamente com projetos de Educação Ambiental, resgate e reintegração de animais silvestres no SNC, organização não-governamental de proteção animal, Leandro percebeu a oportunidade de trocar conhecimentos que construiu ao longo da carreira de policial militar ambiental no Brasil.

No Loxahatchee National Wildlife Refuge, Leandro teve a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre bioma único dos Everglades, os famosos pântanos de crocodilos. Como voluntário, Leandro interage não só com o público de visitantes, mas com os servidores do U.S. Fish & Wildlife Service, órgão governamental de proteção ambiental nos EUA.

“Conheci pessoas do mundo inteiro que visitam esse refúgio para fotografar os raros animais que habitam essa região dos Everglades”, destaca. “Um dos pontos interessantes é o nível de comprometimento que a sociedade possui com a preservação ambiental aqui: os voluntários, como eu, respondem pelo maior número de pessoas que trabalham no refúgio”.

Troca de experiências
No Brasil, Leandro Camargo, que é Capitão licenciado da Polícia Militar Ambiental de São Paulo, trabalhou intensamente com inovações para a Polícia Ambiental e para a Secretaria do Meio Ambiente, dando suporte na produção técnica e mapeamento de procedimentos.

Autuando como voluntário no refúgio silvestre dos Everglades, Leandro percebeu que havia uma oportunidade de trocar com as autoridades e ativistas americanos a experiência dos programas que ajudou a implementar. Dois deles são estrelas da atuação da fiscalização ambiental São Paulo: a Fiscalização Ambiental Digital e a Conciliação Ambiental.

Juntos, estes dois programas, que Leandro ajudou a implementar em São Paulo, foram responsáveis pela redução de mais de 80% do custo operacional envolvido na elaboração e processamento dos autos de infração ambiental. Com as inovações, a Polícia Ambiental registrou aumento da apreensão e reintegração de animais silvestres, por exemplo, e melhorou o combate à extração ilegal de madeira e palmito. No Brasil, os dois projetos foram finalistas no Prêmio Mário Covas, em 2016 e 2017.

“Acredito ser obrigação de qualquer cidadão, não somente produzir, mas compartilhar os avanços de sua área de atuação” aponta Leandro. Ele diz que o reconhecimento do trabalho que realizou como policial ambiental no Brasil hoje lhe permite conhecer as novas técnicas fiscalização e ampliar o potencial de proteção da vida silvestre através de tecnologias digitais, não só no Brasil.

“Sendo os EUA um país tão avançado em termos de preservação dos seus biomas, é uma satisfação enorme poder demonstrar o que a gente faz com tanta qualidade no Brasil, diz Leandro. “Durante quase quatro anos, a equipe em que eu trabalhava dedicou incontáveis horas de estudos para implementar as atividades do policiamento ambiental”, lembra.

No Brasil, a expertise de 12 anos de Leandro Camargo com fiscalização e monitoramento ambiental o levou a ser júri em premiações importantes, como o Prêmio FIESP de Mérito Ambiental e Reuso de Água, destinado a empresas que utilizam boas práticas ambientais.

Reconhecimento internacional
Toda essa troca de conhecimentos resultou em um convite da organização ambientalista World Resources Institute (WRI) para uma palestra em Washington DC. O capitão, que atualmente está em licença não-remunerada da Polícia de São Paulo, foi convidado para falar sobre Sistemas de Fiscalização Ambiental e Uso da Tecnologia no Brasil para pesquisadores norte-americanos no último dia 31 de julho de 2018.

Leandro Camargo está disponível para entrevistas sobre os temas: fiscalização e monitoramento ambiental, conservação no Brasil e nos EUA, educação ambiental no Brasil e nos EUA, entre outros.

Notícias ::