Brasil, 23 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

20% da população mundial sofre com unhas frágeis; saiba como tratar o problema

Fragilidade das unhas é originária de diversos fatores, como carência de vitaminas, anemia, hipotireoidismo, má circulação e até exposição a produtos químicos. Sem saber como tratar o problema, muitos se conformam com unhas curtinhas

A quebra ou descamação das unhas é um problema que atinge 20% da população mundial. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, unhas frágeis podem ser consequência de fatores locais (microtraumatismos repetidos por uso de produtos químicos ou cosméticos) ou sintoma de afecções dermatológica (psoríase e onicomicose) ou sistêmica (anemia e carências vitamínicas). O problema, com incidência maior em mulheres, vai além de um incômodo estético, já que a fragilidade pode representar desconforto e até dor.

Estudo da George Washington University School of Medicine* constata que o dano às unhas por causa da produção deficiente de substância de cimento intercelular (que contribui para a solidez das unhas) tem geralmente causas traumáticas, vasculares ou físicas, mas também pode estar relacionado a doenças sistêmicas, deficiências nutricionais, distúrbios endócrinos ou metabólicos e condições dermatológicas. Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora técnica da Pharmapele, acrescenta que, quando as unhas ficam mais finas, elas descamam com facilidade, têm aspecto poroso e muitas vezes apresentam manchas e irregularidades, além de ficarem mais vulneráveis ao ataque de fungos.

No caso das deficiências nutricionais, carências vitamínicas (B6, A, C, E, biotina), de oligoelementos (ferro, zinco, selênio) e aminoácidos (cistina, arginina, ácido glutâmico) estão entre os fatores gerais do problema nas unhas.

A farmacêutica argumenta que, para resolver esse problema, é necessário consultar um dermatologista para tratar os efeitos e a causa do problema e, se possível, evitar uso excessivo de produtos químicos e removedores de esmalte. “A carência nutricional deve ser combatida com a busca de formulações orais, na farmácia de manipulação, com silício, Vitamina A, Vitaminas do Complexo B (B1, B5, B7, B10), Cisteína, Metionina, Ferro e Zinco, todos ingredientes importantes para dar firmeza às unhas”, afirma.

Produtos tópicos apresentam efeito mais rápido no tratamento das unhas frágeis. “Dê preferência às bases e séruns fortificantes e que fazem uso da nanotecnologia em seus ativos, pois isso garante maior penetração na unha”, afirma. Com relação aos ativos, Silício, vitamina E, Pantenol, nanocomplexo de queratina hidrolisada, arginina e óleo de melaleuca conseguem promover resistência, elasticidade e formar uma barreira natural para garantir brilho, proteção e aspecto saudável. Já os óleos essenciais nanoencapsulados de capim-limão, melaleuca e cravo são capazes de reparar, nutrir intensamente e desacelerar o crescimento das cutículas — que devem estar hidratadas e íntegras para evitar a entrada de fungos e bactérias.

Novidades — A Pharmapele acabou de lançar a linha Fortify Nails, com base e sérum para fortalecer unhas fracas, quebradiças e desidratadas. Com nanotecnologia e ativos diferenciados, a linha trata e mantém a saúde das unhas e cutículas. Os dois produtos possuem estudo de eficácia com ação comprovada após 21 dias de uso, são dermatologicamente testados e livres de formol, parabenos, tolueno e DBP. A base Fortify Nails é um tratamento para fortalecer, proteger e prevenir unhas descamativas, frágeis e quebradiças. O produto traz um nanocomplexo de queratina hidrolisada, arginina e óleo de melaleuca, além de Algisium (um ingrediente rico em silício), Vitamina E e Pantenol. A base tem aplicação pré-esmalte e, em caso de unhas muito fracas, pode ser usado por 15 dias na unha limpa e sem esmalte.

Já o sérum Fortify Nails promove renovação e hidratação imediata das unhas e cutículas, proporcionando brilho natural e maciez desde a primeira aplicação. Possui nanocomplexo de queratina hidrolisada, arginina, óleos essenciais nanoencapsulados de capim-limão, melaleuca e cravo, associados ao Pantenol e à vitamina E. O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia massageando até completa absorção. Ele pode ser usado como pós-esmalte ou, em caso de unhas muito fracas, após a base Fortify Nails em um tratamento fortalecedor.

Notícias ::