Brasil, 21 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Dia dos Pais: para faturar, varejo deve se antecipar

Estudos sobre o comportamento do consumidor em datas comemorativas dão conta de que as vendas já começam a aquecer na semana que antecede o dia

Quarta data mais importante para o varejo, o Dia dos Pais é mais uma boa oportunidade para o lojista incrementar as vendas. Como em outras datas comemorativas, esta também traz desafios e oportunidades para quem tem como foco atrair o consumidor. Assim, comércio e indústria devem explorar ao máximo as possibilidades de negócios neste período, criando oportunidades para alavancar as vendas.

E como este julho foi um mês com baixo fluxo de clientes nas lojas, agosto se mostra ainda mais oportuno para recuperar e alavancar as vendas para o segundo semestre, especialmente agora que a data tem ganhado força em função da mudança de comportamento dos pais. Se antigamente os presentes eram sempre voltados para tecnologia, vestuário e sapatos, hoje opções como eletrodomésticos estão em alta, porque cozinhar e cuidar da casa também passou a ser uma tarefa masculina. Os cuidados com higiene e limpeza, e o uso de cosméticos, por sua vez, trazem muitos ganhos para aos respectivos setores. Portanto, há um universo muito maior para oferecer ao consumidor.

Para Ádila Ribeiro Berretella, diretora da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e s e l e ç ã o, o grande desafio é saber mostrar todas essas oportunidades de vendas ao consumidor de uma maneira cativante, conforme lista a seguir:

Manter a loja limpa e arrumada;
Combinar as cores dos produtos com a decoração;
Exibir apenas produtos em perfeito estado de conservação;
Dispor de embalagens personalizadas e bonitas;
Oferecer promoções para clientes com brindes e sorteios;
Ter excelência no atendimento;
Usar as mídias sociais para divulgação dos produtos e ofertas de preços

E atenção: por ser uma época de intensa movimentação de clientes, é essencial diminuir a ruptura nas vendas. Sob outra perspectiva, é também um dia que mexe afetivamente com a população e, por isso, é importante que o comércio saiba aproveitar estrategicamente o momento.

Estudos sobre o comportamento do consumidor em datas comemorativas, como o da Braspag, empresa da Cielo, dão conta de as vendas já começam a aquecer na semana que antecede o dia, período no qual todos os envolvidos devem centrar esforços, inclusive com diferenciais para atrair o consumidor. Mas é, tradicionalmente, entre sexta-feira e sábado que o movimento de consumidores cresce em busca de presentes. Logo, se antecipar, mais uma vez, é o caminho mais indicado.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::