Brasil, 19 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Palestra gratuita inaugura o curso de Fonoaudiologia Intensivista

Formação é fundamental para profissionais que queiram trabalhar em UTI

No próximo dia 18, o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) promove, às 9h, em seu Centro de Ensino e Treinamento, em Botafogo, uma palestra inaugural gratuita do curso de Fonoaudiologia Intensivista, com a professora Elizabeth Gonçalves Ribeiro. O tema do dia será a “Atuação fonoterápica em ambiente de terapia intensiva: onde estamos e onde pretendemos chegar”.

Nem sempre tão conhecido pela maior parte da população, o fonoaudiólogo desempenha uma importante função dentro da UTI. É ele o responsável por identificar os pacientes com risco de broncoaspiração (quando, por uma alteração da deglutição, o alimento invade o pulmão causando pneumonia), evitando, assim, eventos adversos que coloquem a segurança do enfermo em risco. Também inicia o acompanhamento fonoaudiológico, emitindo o parecer quanto ao retorno da alimentação por via oral. “O início da alimentação normal é um fator determinante para a diminuição do tempo de internação”, explica Elizabeth, que também é coordenadora do curso e gestora do serviço de fonoaudiologia dos hospitais Barra D'Or e Rios D'Or.

A palestra será uma prévia do que vai ser aprofundado ao longo do curso. “Pretendemos qualificar o fonoaudiólogo para a assistência diferenciada em ambiente de terapia intensiva, em hospitais de alta complexidade”, explica Elizabeth, que destaca a necessidade de o profissional buscar formação e qualificação técnica, em cursos de aprimoramento.

Entre os diferenciais do curso está a oportunidade de capacitação do fonoaudiólogo na adoção de uma visão sistêmica em sua prática diária, uma vez que a dificuldade de deglutição é multifatorial. “Com isso, para se traçar um planejamento de reabilitação, há a necessidade de correlacionar o distúrbio da deglutição a todas as variáveis inerentes ao ambiente de terapia intensiva”, explica Elizabeth.

A carga horária do curso completo será de 180h e as aulas serão realizadas quinzenalmente, sempre aos sábados. Além das aulas teóricas, também estão previstas práticas em laboratórios com uso de manequins, além de sessões clínicas com apresentação e discussão de casos clínicos. Mais informações sobre o curso e a palestra no site do IDOR (http://www.idor.org).

Aula Inaugural – Fonoaudiologia Intensivista
Palestrante – Elizabeth Gonçalves Ribeiro (coordenadora do curso de Fonoaudiologia
Intensivista e gestora do serviço de fonoaudiologia dos hospitais Barra D'Or e Rios D'Or)
Dia: 18/08 – Horário: 9h