Brasil, 21 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Entenda como harmonizar cervejas artesanais e pratos vegetarianos

Sommelier dá dicas para combinar os estilos com diversos preparos que vão além dos tradicionais petiscos

Muitos bares e restaurantes estão começando a pensar também no público vegetariano. Não é para menos: segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, a cada duas semanas este movimento ganha cerca de 2 mil novos adeptos no país. E montar um cardápio com opções para aqueles que não comem carne – e que vai além dos tradicionais petiscos como batata-frita – não é o único desafio. Oferecer a bebida certa acompanhando os preparos pode ser a chave para conquistar o cliente.

Quando se fala em harmonização, a cerveja artesanal precisa estar em pauta. “São tantos estilos, sabores e aromas que é possível encontrar o rótulo ideal para qualquer prato, criando assim um terceiro sabor”, afirma Ulysses Kreutzfeld, sommelier e sócio da Bier Vila, casa especializada em cerveja artesanal de Blumenau (SC). Para ele, a culinária vegetariana é um desafio à parte. “Muitos acham que as comidas para quem não come carne se resumem a vegetais e folhas e por isso harmonizam com cervejas leves. Mas não é exatamente assim”, diz.

Na Bier Vila, a sugestão de estilos do sommelier já vem descrita em cima de cada prato no cardápio. A massa que leva molho pesto Genovese, por exemplo, a indicação é combinar com cervejas tipo Kölsch, Belgian Witbier e French Bière de Garde. Já a batata rosti Da Terra, que traz cogumelos paris e shitake e queijo mussarela, pode ser harmonizada com uma German Weizenbier ou Gueuze.

Segundo Ulysses, não existe uma regra. “Você pode combinar o prato com a cerveja porque os dois possuem gostos e ingredientes parecidos, quando um complementa o outro ou até mesmo por oposição. O leque de possibilidades da cerveja artesanal permite fazer isso. O importante é sempre buscar os sabores que agradam o seu paladar”, encerra.

Sobre a Bier Vila
Uma das pioneiras na exclusividade de venda de cervejas artesanais no país, a Bier Vila fica em Blumenau (SC) e comemora sete anos em 2018. Além de centenas de rótulos na carta de cervejas e estrutura para servir concomitantemente até 30 chopes diferentes, a casa serve também dezenas de opções gastronômicas inspiradas em países europeus.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo