Brasil, 11 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Fábrica da Termomecanica em Manaus cria terceiro turno e segue em franca expansão de tubos de Cobre

Em operação há pouco mais de um ano, a unidade demandou investimentos de mais R$ 9 milhões e hoje já opera com praticamente 100% de sua capacidade instalada para a produção de tubos de Cobre que atendem ao segmento de refrigeração

A operação da mais nova fábrica da Termomecanica, empresa, líder do setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas, localizada no polo industrial de Manaus (AM), começou em junho de 2017 e já mostra resultados de expansão. O principal produto que está sendo fabricado são os tubos de cobre ranhurados direcionados na fabricação de sistemas de ar-condicionado.

A TM investiu cerca de R$9,8 milhões em infraestrutura e equipamentos com o objetivo de ampliar o abastecimento do mercado nacional que hoje ainda importa parte dos tubos de cobre utilizados na produção. A unidade já está operando em três turnos e realizou recentemente contratações de mão de obra para atender a essa demanda. Novos clientes foram conquistados ao longo do período, e o objetivo da companhia é cada vez aumentar sua participação de mercado nesse segmento.

De acordo com Pedro Torina, Diretor de operação da TM da Amazônia, a nova unidade criou condições para que a Termomecanica passasse a atender com mais agilidade e preços competitivos os principais fabricantes do setor de refrigeração, que se concentram na região. "Temos hoje a condição de atender in loco empresas que já eram clientes da Termomecanica e também já aumentamos essa base. A vantagem da produção de tubos de Cobre em Manaus é exatamente a proximidade dos nossos clientes. Com isso, reduzimos não só os custos de logística, como os prazos de entregas, que antes eram de, no mínimo 20 dias, somente para transferir o produto de São Paulo para Manaus. Além disso, o cliente não precisa se preocupar com o estoque, pois este passa ser uma atribuição da TMA. Ele faz o pedido, e a entrega é feita quase na mesma hora", explica.

A linha de produção de tubos de Cobre para o setor de refrigeração da TMA é uma das mais modernas para esse segmento com capacidade para fabricar bobinas de até 1000 quilos, o que agiliza o processo e traz ganhos consideráveis de produtividade para os clientes. Para poder fornecer neste formato, a empresa investiu em equipamentos de alta tecnologia e automatizou totalmente a produção, o que já prepara inclusive a unidade para os parâmetros que permeiam o conceito de indústria 4.0. A TM da Amazônia é a quinta fábrica do grupo, que conta ainda com duas unidades em São Bernardo do Campo (SP), uma no Chile e uma na Argentina, além de um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo (SP) e outro em Joinville (SC).

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados. Recentemente, passou a fabricar também produtos em Alumínio. Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares. A empresa mantém programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros. A Termomecanica e demais empresas que compõe a divisão de semielaborados do grupo contam com cerca de 1.700 empregados, três fábricas no Brasil (duas em São Bernardo do Campo – SP e uma em Manaus - AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Tortuguitas, na Grande Buenos Aires), além de dois Centros de Distribuição no Brasil, (São Bernardo do Campo - SP e Joinville - SC).

A Termomecanica, posicionada em 574ª posição na edição 2016 do ranking "Maiores e Melhores" da Revista Exame, faz parte do seleto grupo de empresas que integram a lista desde a sua primeira publicação, em 1974.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::