Brasil, 10 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Bom atendimento e promoções são as preferências dos consumidores para o Dia dos Pais no comércio vicentino

A pesquisa, realizada pela Associação Comercial de São Vicente, também apontou que quase metade dos entrevistados vão gastar de R$ 51 a 100

Na semana que antecede as compras do Dia dos Pais, os comerciantes vão precisar prestar um bom atendimento se quiserem cativar os clientes de última hora. Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Vicente (ACIESV), mostrou que, 37% dos consumidores procuram bom atendimento quando vão escolher o presente para o pai. Já 28% buscam promoções, 18% vão comprar o que o pai pediu, 10% propaganda, 4% um produto diferente e 3% se preocupam com a vitrine chamativa.

Já quando a pergunta foi referente ao valor que pretendem investir, 42% dos entrevistados vão separar de R$ 51 a R$ 100, 30% de R$ 101 a R$ 200, 17% vão preferir uma lembrancinha de até R$ 50, 7% irão gastar de R$ 201 a R$ 300 e 4% vão decidir investir mais e comprar presentes acima dos R$ 300. Quanto a forma de pagamento, a maior parte pretende pagar com o cartão de crédito (45%), seguido do dinheiro (37%) e do cartão de débito (18%).

A pesquisa, realizada entre os dias 3 e 4 de agosto, com 150 entrevistados, mostrou ainda o que os filhos pretendem comprar: 24% vão apostar em roupas, 19% não sabem, e 13% querem escolher perfumes. "Esse dado mostra que boa parte dos clientes ainda estão indecisos sobre o que presentear e, por conta disso, os vendedores podem preparar a lábia para cativar e atrair os duvidosos", analisa a presidente da ACIESV, Regina do Carmo.

Dos entrevistados, 88% são moradores de São Vicente, 6% residem em Santos, 2,5% são de Cubatão e 3,5% da Praia Grande. E 53% dos consumidores responderam que preferem as lojas de rua como opção de compra. "Isso prova mais uma vez que o comércio vicentino atrai público de várias cidades da Baixada Santista, estamos localizados estrategicamente no meio e isso facilita o acesso, além é claro das lojas oferecerem as mais diversas opções para o consumidor", explica Regina.

Confira o resultado geral:
O que te chama a atenção na loja para a escolha de um presente?
37% bom atendimento
18% comprar de acordo com o que o pai pedir
28% promoções ou liquidações
10% propaganda
4% um produto novo ou diferente no mercado
3% vitrine bem arrumada ou chamativa

Que valor, em reais, pretende gastar para as compras do Dia dos Pais?
17% até 50 reais
42% de 51 a 100 reais
30% de 101 a 200 reais
7% de 201 a 300 reais
4% acima de 300 reais

O que pretende comprar?
3% artigos esportivos
7% bebidas
9% calçados
11% carteira e acessórios
5% eletrônicos
3% joias e relógios
2,5% livros
2,5% óculos
13% perfumes
1% produtos automotivos
24% roupas
19% não sei

Pretende pagar o presente de que forma?
45% cartão de crédito
18% cartão de débitos
37% dinheiro

Em qual tipo de loja prefere comprar?
53% rua
20% shopping