Brasil,

Entenda quais são os benefícios da energia solar para o meio ambiente

A utilização de energia solar tem aumentado cada vez mais em território nacional. Pesquisa recentemente divulgada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), mostrou que a micro e minigeração de energia por meio do uso de sistemas fotovoltaicos obteve crescimento de mais de 36% no primeiro semestre de 2018. Além disso, entre os anos de 2015 e 2017, a geração solar de energia no país aumentou em 70% - os dados são da SER Energia.
Tudo sobre energia solar: benefícios

Infinita, renovável e sustentável: a energia advinda dos raios solares é uma alternativa altamente econômica e que respeita o meio ambiente. Existem diferentes tecnologias que aproveitam a incidência solar. São elas:

Energia solar heliotérmica: a energia solar heliotérmica utiliza o acúmulo do calor dos raios solares refletidos por espelhos. Eles são direcionados a um receptor que faz o acúmulo da radiação e a transforma em energia.

Aquecimento solar: neste tipo de tecnologia, a energia solar é captada por placas, que aquecem a água que passa por elas. Pode ser utilizado tanto em residências quanto em aplicações industriais.

Energia solar fotovoltaica: a luz do sol é convertida diretamente em eletricidade por meio das células fotovoltaicas. O uso de energia fotovoltaica consta no Sistema de Compensação regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ou seja, toda a energia gerada e não utilizada se transforma em créditos para o usuário.

Em todas estas tecnologias, a energia limpa do sol é uma das maiores vantagens. Além de não causar impacto ao meio ambiente, a energia solar é totalmente gratuita e amplamente disponível, e apenas sua captação requer investimento para ser possível.

Os sistemas que utilizam a energia solar para residências - como o aquecimento solar, por exemplo - possuem um excelente custo-benefício, visto que logo após o início de seu uso a conta de energia elétrica já sofre grande redução, e em um curto espaço de tempo o valor economizado já cobre o total gasto com a instalação.

Além disso, a energia solar também é aplicável em projetos de residências populares, em formatos de baixo custo. Isso possibilita mais conforto para as famílias com o mínimo possível de gastos. Agora que você sabe tudo sobre energia solar, deixamos mais uma informação importante: os sistemas que utilizam energia solar reduzem a emissão de gases poluentes, e podem ser utilizados no comércios, nas residências e na indústria.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: