Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Apenas Belize, Costa Rica e Panamá têm desenvolvido redes LTE-Advanced na América Central

A região centro-americana conta com apenas quatro redes celulares operando com tecnologia LTE-Advanced (4G+ ou 4,5G), sobre um total de 24 redes existentes em operação.

Um infográfico da 5G Americas sobre tecnologias móveis indica que apenas foram implantadas quatro redes de LTE-Advanced (LTE-A) na América Central até o primeiro semestre de 2018. A região conta com um total de 24 redes móveis oferecendo serviços em Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá.

Ao final de junho, apenas Belize, Costa Rica e Panamá contavam com um total de quatro redes oferecendo serviços com tecnologia LTE-A, tanto que o resto das redes são voltadas para serviços LTE. Isto representa 16,7% do total de redes de telecomunicações móveis da região.

Geralmente comercializada como 4G+ ou 4,5G, a tecnologia LTE-Advanced é uma evolução do padrão LTE (4G), que oferece maiores velocidades de conexão. De acordo com a 3rd Generation Partnership Project (3GPP), a LTE-Advanced oferece picos de velocidades de 3Gbps para download e 1,5 Gbps para upload. Entre suas principais vantagens, oferece agregação de portadoras (Carrier Aggregation), uso melhorado de técnicas multiantena e suporte para Nodos Relay, que permite maiores taxas de transferência, melhor desempenho e eficiência no uso de recursos.

Além disso, a 5G Americas mostra que somente 6 redes celulares na América Central utilizam a banda de espectro de 700 MHz, o que representa apenas 25% do total das redes. A banda de 700 MHz também conhecida como “dividendo digital”, é utilizada por muitas operadoras na América Latina para oferecer LTE-Advanced mediante agregação de portadoras.
DOWNLOAD INFOGRÁFICO

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Cisco, CommScope, Ericsson, Intel, Kathrein, Mavenir, Nokia, Qualcomm, Samsung, Shaw Communications, Sprint, T-Mobile US, Inc, Telefónica e WOM.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::