Brasil, 23 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Brasileiro usa Blockchain e desenvolve sistema de defesa cooperativo na Universidade de Zurique

Projeto de Bruno Rodrigues pode ajudar empresas e indústrias a se protegerem dos chamados DDos Ataques; brasileiro é um dos convidados confirmados para o Cyber Security Summit Brasil 2018

O brasileiro Bruno Rodrigues, assistente de pesquisa e aluno de doutorado da Universidade de Zurique, se destacou recentemente por anunciar o desenvolvimento do Blockchain Signaling System em seu Ph.D. Trata-se de um sistema de defesa cooperativo que permite simplificar a sinalização de ataques, bem como a troca de incentivos para realizar a mitigação de ataques. A ideia de Rodrigues é que o sistema passe a atuar como um marketplace de defesa sob demanda envolvendo organizações alinhadas com o mesmo objetivo de criar uma rede de protetora.

O brasileiro explica que esse sistema de blockchain pode ajudar empresas e indústrias (hoje principais alvos de hackers) a se protegerem dos chamados DDos Ataques – os ataques distribuídos em que um computador mestre tem sob seu comando milhares de computadores zumbis, fazendo com que a rede atacada seja paralisada. Bruno explica que diversas pesquisas apontaram que uma defesa cooperativa pode trazer diversos benefícios em relação a defesas centralizadas, sendo a principal vantagem a capacidade de unir diferentes sistemas de detecção e mitigação de ataques. “O que significa que blockchain permite a simplificação da comunicação desses ataques e a troca de incentivos para que uma indústria ou empresa utilize seu sistema de detecção e mitigação em prol de outra indústria e empresa”.

No entanto, para que essa solução desenvolvida por Bruno funcione perfeitamente, é necessário que os participantes, sejam empresas, industrias, sites, estejam alinhados com o mesmo interesse de criar uma rede de proteção compartilhando sistemas de defesa baseando-se em incentivos. “Supondo que haja um ataque cujo volume de tráfego exceda a capacidade de proteção de uma empresa e por consequência, a indisponibilidade de um serviço, é possível sinalizar o ataque e a respectiva oferta de incentivos no blockchain de modo que outros participantes possam decidir sobre a participação na mitigação do ataque”, acrescenta.

Para isso, o brasileiro diz que a implantação de um sistema deste tipo parte de um aspecto não técnico que também não pode ser negligenciado, que visa estabelecer um nível de confiança inicial entre os membros compartilhando informações sobre ataques. “Cabe observar que para muitas industrias/empresas a imagem pública pode representar um ativo muito mais valioso do que um período de indisponibilidade, e, portanto, existe a necessidade da criação de uma aliança com objetivos claros e bem definidos entre seus membros”.

Por se destacar com seu projeto, Bruno também é um dos convidados confirmados para palestrar no Cyber Security Summit Brasil 2018, conferência global de cibersegurança que acontece entre os dias 27 e 28 de julho, em São Paulo. No evento, o brasileiro representará a Universidade de Zurique.
Para Rafael Narezzi, especialista em Cibersegurança da 4CyberSec e idealizador do Cyber Security Summit Brasil, o sistema desenvolvido por Bruno é genial e abre caminho para discutir outras revoluções da segurança cibernética. “Por exemplo, no caso de sites, o seu projeto nos permite criar um site atrás de um blockchain, em que vários blocos controlam esse acesso, ou seja, um hacker teria de atacar todos os blocos para tentar derrubar esse website, o que é impossível, pois se trata de uma rede descentralizada”, explica.

Em sua passagem pelo Brasil, no Cyber Security Summit Brasil 2018, Bruno Rodrigues promete levantar uma discussão para expandir a visão sobre blockchain em relação aos conceitos básicos dissociando a percepção geral de blockchain da área financeira. “Em seguida, pretendo aprofundar a explicação em uma aplicação específica para a área de segurança - o sistema que é o meu tema de pesquisa - para que seja possível fomentar a ideia de novos casos e aplicações de blockchain na área de segurança”, afirma.
Para mais informações sobre o Cyber Security Summit Brasil 2018

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::