Brasil, 23 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Blumenau Iluminação comemora quatro décadas de mercado com crescimento médio de 15% nos últimos três anos

Companhia conquistou espaço em todo o país e hoje está presente em mais de 5 mil pontos de venda com cerca de 1,2 mil itens no mix. Produtos em LED marcam nova fase do negócio, que aposta em variedade e qualidade para o crescimento sustentável

O ano era 1978 quando o empreendedor Orlando Zeno Pamplona se deparou com a necessidade de recomeçar a vida após perder a empresa que tinha na época em um incêndio. Mudou de ramo e decidiu iniciar a produção de luminárias em estilo colonial, com um processo exclusivo de cobreamento. A ideia deu certo e quarenta anos depois da iniciativa se tornou uma das principais indústrias do segmento no país. No dia 1º de agosto a Blumenau Iluminação celebra 40 anos da marca, que continua sendo administrada pela família do fundador e hoje se fortalece graças à variedade de produtos e a ampliação geográfica da operação.

Já são mais de 1,2 mil itens no mix - que ainda conta com a linha Colonial, a primeira da companhia, além de uma linha completa de produtos LED, pendentes, plafons e luminárias decorativas. Além dos mais de 5 mil pontos de venda nacionais, há ainda comercialização para a América Latina e a produção baseada em um crescimento sustentável: média de 15% ao ano desde 2015. Manter este resultado e uma empresa consolidada, de acordo com o presidente Renato Medeiros, foi desafiador. "Em 40 anos nunca tivemos momentos fáceis e a estratégia sempre foi a inovação somada a um árduo trabalho. Passamos pela crise do apagão em 2001, com alto volume de lâmpadas fluorescentes compactas entrando no mercado e a diminuição das incandescentes, chegando até a sua proibição há algum tempo. A entrada da China somada a desindustrialização do Brasil foi outro ponto forte de mudança de cultura e reinvenção. Além da chegada do LED alguns anos atrás e a posterior certificação de lâmpadas pelo Inmetro. Em 40 anos os desafios foram inúmeros e continuarão sendo. Temos muito orgulho de nos mantermos fortes e em crescimento passando por todos estes cenários, nos inovando todos os dias", diz.

A produção nacional também se destaca e a qualidade da Blumenau é conferida em diversos testes realizados em laboratório próprio. Outro aspecto importante é o cuidado com as questões que envolvem o meio ambiente. Somente no ano passado, mais de 139 toneladas de materiais foram destinadas para a reciclagem. Além disso, a empresa tem espaço específico para a coleta de vidros, plástico, bateria de carro, aço, alumínio e reaproveitamento de água da chuva. Este, com capacidade de armazenamento de 100 mil litros, abastece a indústria por até 15 dias em processos como produção, jardinagem, manutenção de lagos e limpeza dos banheiros, diminuindo os impactos no meio ambiente.

Notícias ::