Brasil, 19 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

“O mundo das geotecnologias” apresenta os avanços do Sistema de Informação Geográfica

O livro da Editora Mackenzie, que será lançada durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, reúne a história e o desenvolvimento do Sistema de Informação Geográfica (SIG)

No dia 8 de agosto, a Editora Mackenzie lança o livro “O mundo das geotecnologias Subtítulo: ferramentas de análise e representação territorial” das autoras Carolina Bracco Delgado de Aguilar, Eleana Patta Flain e Eliene Corrêa Rodrigues Coelho, durante o 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A obra é um material introdutório à fundamentação de conhecimento inicial ao mundo das Geotecnologias, em grande expansão nos últimos anos.

O lançamento será no estande L050, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias – ABEU, localizado na Rua XX. A 25ª Bienal acontece entre os dias 3 a 12 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com o tema "Venha fazer esse download de conhecimento” e vai reunir profissionais da cadeia produtiva do livro, como: escritores, tradutores, capistas, editores e livreiros.

As autoras abordam a evolução das Geotecnologias que atualmente fazem parte do cotidiano de humanidade e vêm se expandindo e evoluindo rapidamente, com períodos cada vez mais curtos de transformação e de evolução, visíveis no uso popularizado de aplicativos de mapas em aparelhos celulares, na utilização de imagens ou de fotografias aéreas para identificar rotas (“onde estou” para “onde ir”) ou características territoriais.

Cada capítulo corresponde a um breve panorama do universo de conhecimento e aos aspectos peculiares que poderiam ser tratados e aprofundados individualmente em uma publicação específica. Ao fim de cada capítulo, são apresentados ao leitor dicas de livros e de websites, nos quais é possível aprofundar o assunto, e ainda com um item “Recapitulando”, em que são destacados os principais conceitos abordados sobre cada tema.

Sobre o autor

Carolina Bracco Delgado de Aguilar é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Arquiteta e Urbanista pela UPM. Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPM. Certificada em Gerenciamento de Projetos pelo Project Manager Institute (PMI). Responsável pela disciplina de Topografia II – Geoprocessamento desde 2014. Atua há mais de 10 anos na implementação de projetos de Geoprocessamento, entre os quais destacam-se: a implantação de geoprocessamento para o Sistema de Zoneamento e a implantação do Sistema de Informação Geográfica (SIG-SP), atuando no desenvolvimento da aplicação webmap GeoSampa, ambos os projetos para a prefeitura do município de São Paulo. Atuou também em projetos de geoprocessamento aplicado à análise ambiental e infraestrutura no setor de mineração e de transporte.

Eleana Patta Flain é doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Engenharia de Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Engenheira Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPM (FAU-Mackenzie). Exerceu as seguintes funções: docente na EPUSP, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no curso de Mestrado Profissionalizante do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Chefe do Departamento de Técnicas de Arquitetura da FAU-Mackenzie e Diretora de Fiscalização e Acompanhamento de Obras na SEHAB-TO.

Eliene Corrêa Rodrigues Coelho é doutora em Ciências pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Sociais, Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas. Professora vinculada à Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Leciona as componentes curriculares de Topografia I e II, Introdução à topografia básica e geoprocessamento e, ainda, os componentes Estúdio de Urbanismo VI e VII. É atuante em planejamento urbano e no uso de sistemas de informações geográfica voltados às políticas públicas de desenvolvimento urbano e habitacional, desde 2002, e desenvolve pesquisas que relacionam o uso das geotecnologias para a melhoria do planejamento das cidades.

Ficha técnica:

Título: O mundo das geotecnologias

Subtítulo: Ferramentas de análise e representação territorial

Autoras: Carolina Bracco Delgado de Aguilar, Eleana Patta Flain, Eliene Corrêa Rodrigues Coelho

Origem: Nacional.

Editora: Editora Mackenzie.

Idioma: Português.

Edição: 1ª.

Ano de edição: 2018

País de produção: Brasil.

ISBN: 978-85-8293-730-3

Encadernação: Brochura.

Altura: 23 cm.

Largura: 16 cm.

Preço de capa:

Nº de páginas: 136.

Sobre a Editora

Especializada na publicação de livros acadêmicos e técnico-científicos, a Editora Mackenzie, com mais de 16 anos de mercado, publicou mais de 200 títulos de alguns dos mais renomados pesquisadores do país, nas áreas de Administração, Educação, Engenharia, Filosofia, Letras e Linguística, Psicologia, Teologia, entre outras, contribuindo para o desenvolvimento da educação brasileira.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo