Brasil, 18 de Abril de 2019

+ F O N T E -

10 dicas para quem vai começar a construir

Ter um imóvel exatamente como sempre sonhou é o que motiva muitas pessoas a construir sua própria residência ou empresa ao invés de investir em edificações já prontas. Na hora de colocar a mão na massa, alguns cuidados precisam ser tomados para que o investimento não triplique de valor durante a obra. Veja as dicas de Atílo Fujioka Watanabe, Diretor Geral de Obras da Construtora e Imobiliária Bambuí para quem está planejando construir:

1 – Garanta a propriedade do terreno. Realizar o registro junto ao cartório competente é o primeiro passo para começar a obra. O “Uso do Solo do lote” e a “Autorização de Construção” devem ser solicitados antes de se pensar na execução do projeto.

2 - Faça orçamentos. "A cotação para definir qual profissional ou escritório de arquitetura realizará o projeto legal ficará mais fácil com alguns documentos e projetos básicos em mãos, como: sondagem, projetos de fundação e estrutura, hídrico-sanitário, elétrico e executivo. A base de comparação será a mesma, e normalmente, durante o orçamento, as empresas já realizam uma compatibilização, o que ajuda muito a avaliar o conhecimento técnico das mesmas”, explica Atílo Fujioka Watanabe.

3 - Certifique-se sobre a idoneidade da empresa que fará o planejamento e execução da obra. Pesquise referências. A busca de certidões federais, estaduais e municipais, além de uma pesquisa mais ampla no judiciário ajudará a identificar eventuais problemas que a empresa pode estar enfrentando.

4 – Visite obras realizadas pela empresa escolhida. Segundo o Diretor Geral de Obras da Construtora e Imobiliária Bambuí, as visitas às obras, se possível, devem ser feitas junto a um arquiteto ou engenheiro, uma vez que esses profissionais têm um olhar mais apurado e conseguem identificar detalhes importantes. "Visitar obras antigas também é importante, pois algumas patologias demoram um pouco para surgir e nesses locais os proprietários poderão falar sobre a postura da empresa frente aos problemas”, ressalta.

5 - Controle a documentação dos profissionais que trabalham na obra, sejam eles próprios (da empresa contratada) ou terceirizados. "Caso a empresa não pague os colaboradores, eles poderão acionar o contratante, o que poderá causar transtornos e prejuízos. Além do mais, a segurança deve estar em primeiro lugar”, afirma.

6 - Com o planejamento feito, monitore os custos e o andamento da obra. Os monitoramentos são importantes para acompanhar o equilíbrio físico-financeiro da obra e podem ser feitos por meio de profissionais independentes ou consultorias especializadas neste tipo de serviço.

7 – Se optar por monitoramento terceirizado, algumas cláusulas são primordiais neste tipo de contrato, como: a contratada é obrigada a assumir em qualquer tempo todo e qualquer tipo de ação que envolva a obra; garantias ao contratante relativas a assistência técnica, e de distrato com multas respectivas para as partes, em caso de não cumprimento de contrato.

8 – Atenção aos sinais de alerta. "Com o cronograma físico-financeiro em mãos, qualquer distorção deve ser encarada como um aviso. Esteja atento a limpeza da obra, organização, horários de funcionamento e volume de funcionários. Convide uma pessoa técnica para vistoriar os serviços realizados vez ou outra”, sugere o Diretor Geral de Obras da Construtora e Imobiliária Bambuí.

9 - A obra foi entregue. Lembre-se que existem garantias legais e obrigatórias para vícios aparentes e ocultos. Segundo Furlanetto, o reforço destas questões no contrato entre as partes e o monitoramento com um profissional adequado durante a execução evitam transtornos após a entrega. “Busque sempre empresas que tenham preocupação com seu nome e reputação no mercado”, alerta.

10 - Por fim, tenha em mente que algumas economias na hora de construir um novo lar saem muito caras. “O investimento é em um projeto de vida, seja para morar ou ter a sede da sua companhia. O valor não deve ser o único fator a ser utilizado na decisão, é preciso tomar os devidos cuidados e buscar por pessoas sérias e que entendam do assunto para evitar frustrações futuras”, reforça.

Sobre a BAMBUÍ

Há 25 anos no mercado da construção civil, a BAMBUÍ é construtora, incorporadora e imobiliária com importante presença na região Centro-Oeste do país. A empresa nasceu com foco em aluguel e revenda de imóveis. Em 1992, passou a trabalhar na área de incorporação e construção. A empresa já possui 22 empreendimentos no Mercado. http://www.bambui.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::