Brasil, 14 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

EaD é Solução apontada pela Delinea para equacionar defasagem em competitividade brasileira

O Brasil passa por um momento de transformação na forma como as empresas são geridas e como os profissionais são contratados. Entretanto, ainda ocupa a 57ª posição no ranking de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial (WEF), apenas 16,6% dos adultos entre 25 e 34 anos têm curso superior e ocupa a penúltima posição no quesito conhecimento, o que demonstra o baixo nível de inserção tecnológica na educação e revela grandes deficiências na sua qualidade, desde o ensino básico ao superior. Além disso, o Brasil aparece em penúltimo, entre 20 países, num comparativo de competitividade feito pela FGV no inicio de 2018, estando atrás de países como Colômbia, Peru e México.

Mesmo diante deste quadro que não é muito animador, o País continua a progredir em alguns pontos fundamentais, como na utilização da tecnologia. O mercado de trabalho mundial tem laços mais horizontais e está conectado por redes. A Delinea, por exemplo, está totalmente focada no desenvolvimento e nas melhores práticas do ensino a distância. A questão das pessoas estarem conectadas por redes é fundamental para entendermos para onde estamos caminhando. Estamos vivendo a chamada “4ª Revolução Industrial” (ou Indústria 4.0, como é mais conhecida), que abrange, entre outras, tecnologias como Cloud Computing, Internet das Coisas (IoT), blockchain, robótica, inteligência artificial (AI), além da nanotecnologia, biotecnologia e o conceito de Big Data para as tomadas de decisões.

Segundo Silvio Genesini, empresário e investidor da Delinea, em palestra apresentada recentemente durante o Seminário da ABED, o Brasil precisa de soluções que resolvam o problema da educação e da competitividade, mas essas soluções precisam ser aplicadas em escala. Neste sentido, “a educação a distância é uma das tecnologias e soluções-chaves para isso”, completa Genesini, que também faz parte do Conselho Gestor de Inovação e Tecnologia do Município de São Paulo e do Conselho da Anjos do Brasil, além de outras entidades que investem em startups.

Estes foram alguns dos motivos que fizeram Silvio anunciar um aporte financeiro na Delinea no final de 2017. A empresa é uma das pioneiras em geração de conteúdo de educação a distância voltado para a educação acadêmica, produção de materiais didáticos personalizados e desenvolvedora da plataforma Deduca. Está consolidada há mais de 11 anos no meio educacional e tecnológico. E, em 2016, com o lançamento da Deduca, uma plataforma inteligente desenvolvida para fazer a gestão da produção de conteúdos e aperfeiçoar a qualidade e a experiência do conteúdo EaD (na qual é possível criar e gerir materiais didáticos especialmente desenvolvidos para o ensino a distância), a Delinea ampliou seu reconhecimento com as maiores IES (Instituições de Ensino Superior) do País, como a maior produtora brasileira de conteúdos de qualidade.

A rede tem o potencial de elevar as pessoas além dos limites das organizações, permite multiplicar carreiras e negócios. Mas, para obter este resultado, o novo líder precisa trilhar este novo mundo usando também da intuição, da experimentação, pois a convivência com incertezas faz parte do caminho a ser trilhado.

Neste novo mundo o futuro não deve ser previsto, mas sim ser criado, diz Genesini. Por isso a educação do futuro deve ensinar a pensar, a “aprender a aprender”, deve promover a autonomia com uso de metodologias ativas que aproximem o estudante da realidade e o inspirem a prototipar e imaginar novos modelos e caminhos. Essa é a educação do futuro que a Delinea ajuda seus clientes a trilhar.

“A evolução não partirá apenas da tecnologia, mas também sob a perspectiva de como nós vemos as coisas e o rumo que estamos tomando em nossas vidas pessoais e profissionais”, finaliza Genesini.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::