Brasil, 14 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Secretaria do Meio Ambiente lança curso gratuito em EAD sobre Agrofloresta, em parceria com a FIA e o Mutirão Agroflorestal

A Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração) e com a ONG Mutirão Agroflorestal, lança curso EAD gratuito sobre Agrofloresta. A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II, financiado pelo Banco Mundial. Com duração de 20 horas, o curso mostra como é possível promover a conciliação da produção no campo com a sustentabilidade. É composto por 14 módulos que apresentam desde os fundamentos dos sistemas agroflorestais sucessionais, inspirados nos trabalhos do pesquisador suíço Ernst Gotsch, até diversas experiências práticas da aplicação e condução destes sistemas, passando pelas fases de planejamento, implantação e manejo.

As Agroflorestas, ou também chamados Sistemas Agroflorestais (SAF), são formas de manejo da terra que se valem dos princípios da dinâmica das florestas para o cultivo de espécies arbóreas (frutíferas ou madeireiras) com cultivos agrícolas ou a criação de animais, e também para conservar e restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. Esse tema vem ganhando grande destaque e reconhecimento por apresentar uma perspectiva real de transformação na relação do ser humano com o ambiente, oferecendo uma opção ao modelo de produção tradicional, com uso racional de recursos. Os benefícios ao meio ambiente no SAF estão relacionados à proteção do solo com redução da erosão, a recuperação e conservação de nascentes e o aumento da biodiversidade, entre outros.

Durante as aulas serão apresentados os fundamentos dos sistemas agroflorestais e diversas práticas de aplicação e condução destes sistemas, por meio de textos, fotos, vídeos e ilustrações, além de depoimentos de quem já implementou a técnica. De forma inovadora, em formato à distância, o curso pretende, a cada módulo, estimular os participantes a refletirem e desenvolverem suas próprias experiências nos mais diversos contextos, como já fizeram diversos produtores, especialmente aqueles da agricultura familiar.

“O curso é um convite para que se conheça um modelo de produção agrícola que contribui simultaneamente para a segurança alimentar e o aumento da renda das famílias no campo e que colabora para a recuperação e conservação do meio ambiente, ao buscar compreender e reproduzir a dinâmica natural da floresta nas práticas agrícolas e silvopastoris”, afirma Maria Odeth, gerente de projetos que coordenou a produção do curso na FIA (Fundação Instituto de Administração).

Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria de Meio Ambiente: http://www.ambiente.sp.gov.br/ ou pelo site da FIA: http://pdrsead.fia.com.br/

Sobre a FIA

Eleita como a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País. Hoje, é mantenedora da Faculdade FIA de Administração e Negócios, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação) e atua em três frentes: ensino, pesquisa e consultoria, capacitada para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. Todos os MBAs oferecidos pela FIA são certificados pela The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::