Brasil, 20 de Julho de 2018

+ F O N T E -

Parceria Yale-CAPES prepara nova geração de líderes científicos

Apenas brasileiros aprovados pelas duas instituições poderão participar do programa. Inscrições devem ser feitas até 31 de agosto no site da CAPES.

A Universidade de Yale, uma das mais respeitadas do mundo, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação do Brasil, estão lançando um programa de doutorado em conjunto para recrutar os principais graduados de instituições brasileiras a participarem do BBS: Yale’s Combined Program in Biological and Biomedical Sciences. O objetivo é preparar os alunos para se tornarem a próxima geração de líderes científicos.

Os estudantes serão auxiliados por bolsas de estudos, tanto da CAPES quanto de Yale. Tem o direito a participar do programa, que inclui oito vertentes (abaixo), apenas os brasileiros aprovados pela Universidade de Yale e também pela CAPES.

Durante o programa, os estudantes serão introduzidos a práticas, estratégias e regras exigentes e necessárias para se tornarem futuros líderes em pesquisas nas áreas biológicas e biomédicas. Os participantes terão encontros com membros do corpo docente da universidade para aprenderem sobre como ter sucesso nas variadas carreiras, incluindo a pós-graduação, como gerir um laboratório eficiente e como transformar descobertas biomédicas básicas em avanços clínicos, entre outros temas.

Não há limitações geográficas e de departamentos no Yale’s Combined Program in Biological and Biomedical Sciences. Os participantes terão acesso aos cursos, seminários e laboratórios de toda a universidade. Ainda há a vantagem de o campus principal de Yale ser próximo à escola de Medicina, o que facilita para que os estudantes participem das atividades e cursos no campus principal, assim como nas dependências da Yale School of Medicine e do West Campus.

O programa pode durar até seis anos. No primeiro ano, os estudantes terão de duas a três matérias por semestre e trabalharão em dois a quatro laboratórios. Depois disso, será selecionado um conselheiro de tese no laboratório em que a pesquisa de doutorado será conduzida.

A aplicação para o programa acontece em dois estágios, com diferentes prazos. Primeiramente, o candidato deve enviar a sua proposta para o site da CAPES até 31 de agosto. A agência liberará os resultados preliminares em 10 de outubro. Yale anunciará os finalistas selecionados em fevereiro de 2019 para as atividades começarem em agosto do mesmo ano.

O BBS é um programa abrangente e interdisciplinar que inclui oito vertentes:

Bioquímica, Biologia Quantitativa, Biofísica e Biologia Estrutural
Biologia Computacional e Bioinformática