Brasil, 21 de Julho de 2018

+ F O N T E -

Via Varejo Comemora 10 Anos de Programa Reviva Com Mais de 20 Mil Toneladas de Materiais Reciclados

Mais de 140 famílias estão sendo beneficiadas com a ação que realiza coleta seletiva nas lojas Pontofrio e Casas Bahia, prédios administrativos e Centros de Distribuição

Neste ano, a Via Varejo comemorou 10 anos de existência do Programa REVIVA que, desde 2008, atua com ações de coleta seletiva e gestão de logística reversa na empresa. A ação – que teve origem com o Programa Amigos do Planeta - se iniciou com a instalação de uma Central de Triagem no Centro de Distribuição em Jundiaí e em nove lojas da rede. Em 2014 cerca de 200 lojas já estavam fazendo parte do programa, além da sede corporativa.

Hoje, a Via Varejo conta com três fontes de geração de resíduos recicláveis: nos Centros de Distribuição, com embalagens de produtos e embalagens que retornam das casas dos clientes; nos escritórios e lojas, com a separação adequada dos materiais recicláveis. Esses materiais são encaminhados para a Central de Triagem, onde o material é separado e vendido por categoria (papel, papelão, plásticos, etc).

Desde 2015, o projeto é parceiro da cooperativa de reciclagem Cooper Viva Bem. Com isso, a Via Varejo faz a doação dos materiais recicláveis para a cooperativa, que separa os resíduos para venda. Com a receita, a entidade consegue pagar os custos do espaço e maquinário utilizados na operação e dividir a renda entre os cooperados. Mais de 40 famílias foram favorecidas neste modelo iniciado na operação de Jundiaí. Com a expansão do programa pelo país, hoje são mais de 140 famílias beneficiadas diretamente.

Com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Via Varejo passou a buscar um modelo que fornecesse viabilidade técnica para a coleta e reciclagem do que era gerado, mas que também tornasse a iniciativa ambiental e social financeiramente sustentável em escala nacional. Foi quando surgiu a ideia de formar uma parceria com as cooperativas instaladas próximas de cada um dos nossos Centros de Distribuição.

Desde então, a tratativa dos materiais coletados é feita prioritariamente com cooperativas de reciclagem, que recebem um acompanhamento mensal da empresa com suportes para dificuldades administrativas e relacionamento com compradores. Dessa forma, além de reduzir os impactos ambientais da operação, a empresa também contribui para a geração de renda, inclusão social dos cooperados e a promoção do profissionalismo e do conhe­cimento da cooperativa em resíduos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo