Brasil, 22 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Solteiros, amigos e casais: Quais são os utensílios básicos de cozinha?

Seja para ir morar sozinho, com os amigos ou com o parceiro, é preciso contar com itens básicos e essenciais na cozinha, para que, na hora de preparar determinadas refeições, você esteja bem amparado. Para tornar sua vida mais fácil e prazerosa na cozinha, a publicitária Débora Campos, estudante de gastronomia no Senac e autora do blog “Viverdequê?”, elaborou uma lista com os utensílios que não podem faltar.

Facas:

- De chef: tem a lâmina entre 20 cm e 35 cm. Pode ser canelada, ou seja, ter leves depressões na superfície, que ajudam a desgrudar os alimentos entre um corte e outro. Ela é para múltiplas funções, como picar em pedaços variados, fatiar etc.;

- De legumes: sua lâmina tem entre 5 cm e 10 cm, sendo usada para cortes pequenos e delicados, como em frutas e outros vegetais;

- Serrilhada: o ideal é ter uma grande e uma pequena. É ideal para bolos, pães e tomates. Seu tomate nunca mais será o mesmo!

Pedra: usada para amolar o fio da faca.

Chaira: usada para dar acabamento à faca, tirando todas as irregularidades.

Tábua de cortes: evite as de madeira, pois podem ficar com contaminantes. As tábuas de vidro ou de pedra nunca devem ser usadas para cortar, pois tiram o fio da faca. Use as de bambu ou outro material macio, como o altileno (plástico). Tenha, pelo menos, duas tábuas: uma para doce e outra uma para salgado.

Talheres:

- Grandes e pequenos: colheres, garfos e facas que serão utilizados à mesa e na preparação dos alimentos.

- Espátula de silicone são ótimas para retirar alimentos das tigelas e do liquidificador.

- Descascador de legumes: que é muito mais eficiente que uma faca.

- Pegador: além de usar os pegadores para saladas, folhas, etc. Pense também utilizá-lo na hora de fritar, substitui bem uma escumadeira quando ele for comprido.

- Concha: muito útil para sopas, feijões, cremes, etc. Tenha dois tamanhos, uma grande e outra pequena.

- Ralador: para ralar o alho, a cenoura, a noz moscada, etc.

- Peneira ou chinois (é uma espécie de peneira que parece um cone).

- Escumadeira: para retirar alimentos de panelas com líquidos quentes.

- Fuê: batedor de cremes e bolos. “Depois que você tem um desses, não vive mais sem”, garante Débora Campos.

-Tesoura: para abrir embalagens.

- Espremedor de batatas: para purês, nhoques, etc.

Utensílios para pesar e medir:

- Mini balança: ideal para medir os ingredientes quando as receitas são em gramas.

- Copos medidores: para não errar a mão nas receitas que usam como referência xícara, colher, etc. Escolha também um copo medidor grande para litros.

Panelas:

- De pressão: garante agilidade na cozinha. Use com cuidado.

- Grande: para macarrão, por exemplo.

- Média e pequena: para feijão, arroz e refogados.

- Frigideira antiaderente: será muito mais fácil fazer panquecas, entre outras coisas.

- De vapor: para cozinhar alimentos preservando mais os nutrientes.

- Caneca: para esquentar líquidos como água, chá, etc.

Formas:

- Para pão.

- Para pizza.

- Para bolo ou cupcakes.

- Para tortas (com aro removível).

- Assadeira: para assar alimentos em geral (pequena, média e grande).

Eletroeletrônicos:

- Fogão e forno: indispensável, claro, para quem quer se aventurar na cozinha.

- Geladeira: conservar os alimentos requer atenção, inclusive com relação ao armazenamento. Dê preferência para recipientes de vidro.

- Liquidificador: famosa “mão na roda”, uma vez que é um item versátil, usado em diversas receitas.

Tijelas: pequenas, médias e grandes, para preparar alimentos, misturar massas e até servir à mesa.

Dicas da Débora!

Se você cuidar bem de seus utensílios, eles podem durar a vida inteira. Então, vale a pena investir em produtos de qualidade.

Não recomendo materiais como o alumínio, cobre ou plástico (salvo poucas exceções no caso do plástico). Prefira materiais de inox, vidro, ferro, esmaltados e cerâmicas. Exija qualidade, pois alguns produtos baratinhos podem conter materiais que prejudicam a nossa saúde.

Coloque uma ou duas folhas de papel toalha, molhadas, embaixo da tábua de corte. Assim, ela não escorrega quando você está trabalhando.

Sempre deixe suas facas afiadas. Em primeiro lugar, para a sua segurança, pois o esforço de picar é menor. Segundo, porque aumenta sua eficiência. E, terceiro, porque os cortes ficam lindos e bem apresentados.

Sempre manuseie a faca com cuidado, transportando-a com a lâmina voltada para baixo.

Cuidado com facas debaixo dos panos de pratos, quando estão todas misturadas no escorredor ou quando caem no chão. Nesse caso, nunca tente pegá-las no ar, pois é desastre na certa.

Cuidado ao guardar as facas e nunca deixe-as misturadas a outros utensílios. Elas devem estar embrulhadas ou colocadas em porta facas, fora do alcance de crianças.

Uma faca com a espiga inteiriça tem melhor equilíbrio e é mais duradoura. Esse tipo de lâmina segue até o final do cabo e, assim, fica mais difícil de a faca quebrar na sua mão.

Se a faca tiver carbono nas lâminas, fica mais fácil mantê-la afiada.

Sobre Débora Campos:

Débora Campos é publicitária, criadora do blog Viverdequê? e estudante de Gastronomia no SENAC. A inspiração para produzir pratos saudáveis e especiais surgiu com a maternidade. Há 12 anos, ela adotou Tiago e Gabriela, quando estavam com 6 e 7 anos, respectivamente. Seguindo orientação médica para melhorar a saúde dos filhos, Débora fez alterações no cardápio da família. A partir de então, a missão se tornou levar a importância da alimentação saudável ao maior número possível de pessoas. Hoje, o Viverdequê? já conquistou mais de 2,5 milhões de acessos, além de mais de 40 mil inscritos no YouTube, 16 mil seguidores no Instagram e quase 69 mil curtidas no Facebook.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo