Brasil, 16 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Cidade catarinense recebe título de maior manto de Nossa Senhora do Mundo

Com aproximadamente 77 mil habitantes, a cidade de Navegantes, no litoral de Santa Catarina, realiza todos os anos uma das principais festas religiosas do estado. Desta vez, na Procissão da 122ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes milhares de devotos participaram ativamente da caminhada que levava a imagem de Maria. E mais: milhares de fieis carregaram o manto gigante pelas ruas da cidade. Este manto, medindo mais de mil metros quadrados, foi certificado pelo Guinness Record como o maior Manto de Nossa Senhora do Mundo.

O anúncio de que a cidade de Navegantes conquistou este título foi acompanhado por cerca de 1300 fiéis, na noite de domingo, 08, no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes. Muita emoção, aplausos e palavras de carinho marcaram esse momento histórico para a cidade do litoral catarinense. “É de Navegantes o maior manto. Preparado com carinho, que tocou no saber, na fé e no coração, tornou pelos olhos da cultura do mundo como maior manto e isso é algo divino que acontece em nossas vidas e nesse santuário”. As palavras são do Bispo Dom Rafael que acompanhou a celebração e concluiu: “Sinta-se olhado pela mãe e coberto pelo manto como naquela procissão em que vocês seguravam o manto”.

O maior manto do mundo foi abençoado e utilizado na Procissão da 122ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada no dia 2 de fevereiro. No dia, pelo menos 5 mil devotos ajudaram a carregar o manto que vestia a imagem centenária de Nossa Senhora, outras cinco mil pessoas acompanharam fazendo orações.

Para Daiane Maria da Silva, o momento foi de muito amor e fé. “Dá impressão de que tivesse tocando em Nossa Senhora. Foi muito emocionante participar, porque esse manto serve como um abraço, uma proteção”, explica. Daiane Maria é uma das milhares de pessoas que tiveram a oportunidade de levar para casa uma lembrança desse momento especial. Após a procissão o manto gigante de Nossa Senhora dos Navegantes foi dividido em 16 mil pedaços e entregues para os fiéis. Em casa, no trabalho, no carro ou com a própria pessoa, ter um pedaço do manto de Nossa Senhora é especial. “As pessoas usam nas horas de aflição, que buscam proteção, como se busca de uma mãe”, lembra Lindomar Luzia Couto.

O maior manto do mundo foi confeccionado durante 60 dias, na empresa Equilíbrios por dezenas de profissionais. Para conquistar o título do Guinness Record, a medição foi realizada na presença de um topógrafo, engenheiros, bombeiros, policiais, fotógrafos, além de moradores da cidade que comprovaram os 1.059,80m² de tecido com renda que vestiria Nossa Senhora no dia da procissão.

“Tivemos que seguir várias exigências e critérios para a certificação do título mundial. Esse manto gigante não é um pano qualquer, ele precisou ser em escala o tamanho do manto verdadeiro, além de estar preso à santa. Aqui na cidade essa é uma festa tradicional com uma devoção muito grande, então nada mais natural do que a empresa por estar aqui na comunidade se envolver nessa produção tão importante”, conclui Luiz Campana, gerente da empresa.

O resultado do Guinness Record foi publicado no mês de junho e coloca o Brasil como o primeiro país a confeccionar um manto gigante. “Antes tínhamos somente a procissão com os barcos, mas nem todas as famílias conseguiam participar. Com o manto de Nossa Senhora, toda a comunidade pode estar nesse momento especial, estar perto de nossa mãe e se sentir ainda mais acolhido por ela”, ressalta o Padre Marcos Antônio.

E a iniciativa não para por aqui. Todos os anos, o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes contará com um manto gigante para que os devotos de todo o país possam participar da procissão e quem sabe até terem a experiência de seguirem cobertos pelo manto de Nossa Senhora.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::