Brasil, 17 de Julho de 2018

+ F O N T E -

Estudantes mineiros criam aceleradora de negócios e feira a baixo custo para Vila Acaba Mundo

Projeto faz parte do programa de empreendedorismo social da Enactus Brasil que une universidades e empresas;

Projetos podem representar o Brasil em campeonato no Vale do Silício.

A edição de 2018 do Campeonato Nacional Enactus, que acontece de 18 a 20 de julho em Fortaleza, possui 19 projetos de estudantes de universidades mineiras, dois deles de times da UFMG. Os projetos fomentam o empreendedorismo local dos moradores da Vila Acaba Mundo, localizada entre os bairros de Sion e Mangabeiras em Belo Horizonte, visando transformar o local em uma Vila Modelo, exemplo de sucesso e empreendimentos populares.

Um dos projetos concorrentes é o Nossa Feirinha Acaba Mundo, que começou em 2016 desenvolvendo uma feira gastronômica e cultural a baixo custo para moradores da Vila Acaba Mundo, localizada entre os bairros de Sion e Mangabeiras em Belo Horizonte, utilizando habilidades e empreendimentos dos seus moradores. O intuito dessa feira é complementar a renda dos beneficiados e inspirar outras dezenas de comunidades de Belo Horizonte.

Já o Projeto Katalysis, é uma aceleradora de negócios da Vila Acaba Mundo. Utilizando uma metodologia própria, com base no princípio da andragogia, pedagogia para adultos, desenvolveram junto aos empreendedores locais conhecimentos essenciais para o crescimento dos seus negócios. O processo consiste no empoderamento sustentável dos empreendedores, de forma que sejam capazes de gerir sozinhos as mudanças necessárias para o desenvolvimento do próprio negócio. O projeto já impactou positivamente 3 empreendimentos na região. O time conta com o apoio da Amanco, empresa que atende principalmente os setores de construção civil e agropecuária, e cede, eventualmente, materiais para a construção de barracas a baixo custo.

"O impacto que ambos os projetos geram nas vidas das pessoas da comunidade e nas nossas, é fantástico. Trabalhamos com pessoas que saem de um contexto de pobreza e carência, e que hoje podem afirmar que não só fazem parte, como também ajudam a construir algo maior. O mesmo acontece com o time: o impacto que geramos nos faz crescer como pessoas, e, de alguma forma, nos faz sentir que estamos ajudando a construir futuros desejáveis junto às pessoas”, diz o representante Victor Chitarra, do Time Enactus UFMG.

Presente no país há 20 anos, a Enactus é uma rede internacional de estudantes, líderes executivos e acadêmicos, que atua como uma organização sem fins lucrativos, fomentando o empreendedorismo social dentro das universidades. No Brasil as obras transformaram a vida de mais de 300 mil pessoas indiretamente e 65 mil diretamente nos últimos cinco anos, 22 mil só no ciclo 2017/2018. Neste período, 3 mil estudantes e mais de 160 professores contribuíram para melhorar o ambiente no qual estão inseridos através de ações sociais. No mundo, a Enactus está presente em mais de 1.700 instituições de ensino espalhadas por 36 países e conta com a colaboração de 72 mil alunos.

Outras cidades como Uberlândia, Viçosa, Lavras, Rio Paranaíba, Itajubá, também possuem projetos em seus Times Enactus. O time vencedor do Campeonato Nacional Enactus Brasil, representará o Brasil no Campeonato Internacional, em outubro, no Vale do Silício, EUA.

Evento Nacional

O Evento Nacional Enactus Brasil 2018 (ENEB), acontece entre os dias 18 e 20 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Até o dia 13 de julho, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados em empreendedorismo social podem se inscrever gratuitamente para participar do evento através do site http://bit.ly/2JfhfZL. O ENEB está na 18ª edição e terá como tema “Nossa beleza está em nossas diferenças” e colocará a diversidade de forma ampla e inclusiva em pauta. “Essa é uma oportunidade ímpar para quem quer ajudar a construir um Brasil melhor através de ações empreendedoras que não deixam o aspecto social de fora”, explica Caio Moura, diretor geral do ENEB.

Nas Sessões de Colaboração, as empresas parceiras dão a oportunidade para que os jovens façam uma imersão pela cultura organizacional da organização, promovendo debates construtivos e trocas de experiências, além de ser uma chance de iniciar um networking com colaboradores de grandes players do país.

Já na Estação de Inovação, os parceiros vão mostrar aos participantes seus valores, cultura e as iniciativas inovadoras que implementam nos mercados em que atuam. Também é a chance de os estudantes conhecerem melhor as possibilidades profissionais que cada uma oferece. Durante o Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social, maior evento técnico científico gratuito do país sobre o tema, será possível conhecer pesquisas, trabalhos e palestras que têm o empreendedorismo social como foco.

Sobre a Enactus: organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem 120 Times espalhados em 100 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras. Espera agregar o aprendizado na sala de aula e a criatividade dos jovens para colaborar com um mundo mais justo e sustentável.

No Brasil, a Enactus impactou mais de 22 mil pessoas diretamente pelos projetos desenvolvidos no ciclo 2017/2018. Mais de três mil estudantes e 160 professores contribuíram para melhorar o ambiente por meio do empreendedorismo social. Enactus não é proposta de projetos, Enactus são projetos executados, é parceria e colaboração. Mais informações em www.enactus.org.br.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::