Brasil, 18 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Contagem regressiva para a Campo Grande Expo

Considerado inovador, modelo da feira segue o padrão dos maiores eventos do agronegócio

Campo Grande (MS) – A mais nova feira de agronegócios do Centro-Oeste, a Campo Grande Expo, está com tudo pronto para receber um público estimado em 20 mil visitantes durante os cinco dias. O evento acontece de 16 a 20 de julho, no Terra Nova Eventos, com entrada gratuita e programação variada das 8h às 20h30.

A primeira edição tem como foco a difusão dos sistemas integrados de produção, bem-estar animal e agricultura 4.0. Com uma nova roupagem agro, a feira propõe um ambiente de troca de experiências tecnológicas, transformando as tradicionais feiras em espaços mais agregadores.

De acordo com a idealizadora da Campo Grande Expo, a empreendedora Alessandra Piano, da Certfica Agro, a feira segue o padrão dos maiores eventos nacionais do agronegócio, a exemplo da Agrishow. “O intuito é priorizar a participação e o envolvimento direto dos produtores rurais na difusão de novas tecnologias e nos negócios gerados no evento”, explica Alessandra Piano. O evento reúne fabricantes de máquinas, implementos, insumos e serviços para a agricultura e pecuária

No primeiro dia do evento (16), às 16h30, acontece o esperado ‘Painel de Líderes: O poder da Criatividade Corajosa do Novo Agro Brasileiro’, composto por: José Luis Tejon, um dos mais renomados Consultores, Professores e Palestrantes do Agro; Francisco Matturro, presidente da Agrishow; Marcelo Vieira, presidente da Sociedade Rural Brasileira; Tereza Cristina, deputada Federal; e Rogério Rizzardi, coordenador Geral da Show Rural Coopavel.

Estão programadas dinâmicas de campo, palestras, leilões de gado e rodas de negócios durante todo o evento. A Campo Grande Expo também vai mostrar a importância da incorporação de recursos digitais e da internet como meio de aperfeiçoamento dos processos produtivos (Agricultura 4.0). Dias Temáticos também estão inseridos na programação: Dia do Jovem do Agro (16); Dia do Pantaneiro (17); Dia da Mulher do Agro (18); Dia da Lavoura (19); e Dia do Leite (20).

Com quase 20 mil m², serão 80 estantes. Destaque para as montadoras de tratores e colheitadeiras, John Deere, New Holland, Case HI e Stara Máquinas Agrícolas. As fabricantes de carros e caminhões Ford, Fiat, Toyota, Suzuki, Cargo Caminhões, Iveco, também marcam presença. Algumas inclusive, contarão com pista de test drive.

O evento conta com importantes patrocinadores, como Caixa Econômica, Yara, Germisul e Senar/MS, além de instituições públicas e privadas que confirmaram apoio e presença institucional. Mais informações pelo telefone (67) 3043-0027 / (67) 98169-9306.Mais informações pelo telefone (67) 3043-0027 / (67) 98169-9306.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

- 16 de julho
Dia do jovem no Campo

9h às 16h - Dinâmicas de Máquinas no Campo
16h30 - Painel de Líderes, com mediação de José Luis Tejon;
18h - Cerimônia de abertura;
19h30 - Leilão Senepol, realização MS leilões, transmissão Canal do Boi;

• Sala 1
Projeto de extensão UFMS - Programação Técnico-Científica
14H - Agronegócio Brasileiro: Desafios e Oportunidades, com Thiago Bernardino de Carvalho, economista Agroindustrial Cepea / Esalq / USP;

Sala 2
8h - Utilização de Drones como Ferramenta na Agricultura de Precisão - Oficina Senar/MS (Turma 1);
14h - Utilização de Drones como Ferramenta na Agricultura de Precisão - Oficina Senar/MS (Turma 2);

17 de julho
Dia do Pantaneiro

8h - Curso Técnico: Manejo nada nas Mãos, com a médica vet., Adriane Zart;
9h às 16h - Dinâmicas de Máquinas no Campo;
Rodada de Negócios Sebrae e Fiems
14h - Credenciamento e Abertura Oficial;
14h30 - Painel de Oportunidades;
15h30 - Rodada de Negócios;
19h- Leilão Pecuária Forte, Gado de Corte, Realização MS Leilões Rurais, transmissão Canal do Boi;

Sala 1
Projeto de extensão UFMS - Programação Técnico-Científica
8h - Sistema Intensivo de Produção de Gado a Pasto - Semi-Confinamento e Confinamento - Médico Veterinário, Marcelo Guimarães, Consultor Rural;
9h - Confinamento a Pasto - Piquetão - Médico Veterinário Lessandro Dossi, Consultor Rural;
10h - Ciclo de Debates
Tema: Consórcio Milho Braquiária em Integração Lavoura-Pecuária
Palestrante: Engenheiro Agrônomo, Gessi Cecon – Embrapa UFGD.
Moderador: Jerônimo Machado, Médico Veterinário;
11h - O Impacto da Sanidade na Produção de Alta Performance.
Palestrante: Gustavo Chilitti, Médico Veterinário - Bayer Saúde Animal
14h - Competitividade e Sustentabilidade: Os Grandes Desafios para o Futuro. Palestrantes: Antônio Buainain, Economista - Unicamp;
15h - Ciclo de Palestras Integração IPF
- Sombra e Eficiência Reprodutiva de Bovinos PF: Conforto Térmico de Bovinos em Diferentes Densidades de Árvores.
Palestrante: Fabiana Villa Alves, zootecnista - Embrapa;
- Sistema Agrossilvipastoril no Cerrado Brasileiro: Ambiência e Fisiologia de Bovinos Nelore.
Palestrante: Caroline Carvalho de Oliveira, Zootecnista - UFMS;
- Eficiência Reprodutiva de Fêmeas Bovinas sob Sombreamento.
Palestrante: Fabiana de Andrade Melo Sterza, Médica Veterinária;
- Eficiência Reprodutiva de Reprodutores Bovinos sob Sombreamento. Palestrante: Eliane Vianna da Costa e Silva, Médica Veterinária – UFMS

Sala 2
8h - Confecção de Tralhas de cabeça para Equinos - Senar-MS (Turma 1)
14h - Confecção de Tralhas de cabeça para Equinos - Senar-MS (Turma 2)

18 de julho
Dia da Mulher do Agro

9h às 16h - Dinâmicas de Máquinas no Campo;
8h - Curso Técnico: Manejo nada nas Mãos, com a médica vet., Adriane Zart;
Tatersal
Iº Congresso Trocas Inteligentes das Mulheres do Agro no MS.
Líder: Tereza Vendramine (Teka)
8h – Painel de Líderes para Trocas Inteligentes
Participantes: Tereza Vendramine, (diretora da Sociedade Rural brasileira); Dora Belico (produtora rural); Maria Eloá de Souza Rigolin (produtora Rural); Roberta Servsal (Famasul Jovem); e Leda Garcia de Souza (produtora rural);
9h - Mulheres e Políticas Públicas;
10h - Violência contra Mulher;
10h40 - Sustentabilidade na Agricultura Familiar;
11h30 – Bem Estar Animal;
13h30 - Momento Psico Social – Constelação;
14h - Universitárias - Jovens do Futuro do Agro / MS;
15h - Linhas de Créditos Rurais para Mulheres, Investimentos, Taxa de juros, Consórcio para mulheres;
16h - Congresso Nacional de Mulheres do Agro (ABAG) - Apresentação da pesquisa do perfil das mulheres do Agro/2017;
16h40 - As Mulheres do Pantanal;
18h - Encontro da Beleza – Network, toalete, moda serviços de beleza acessórios e muito mais;
19h - Leilão de Gado de Corte, Realização Leiloboi e Organização BPW/CG (Eva Medeiros, Maria Eloá Rigolin e Jussara Feltrin);

• Sala 1
9h - Preparo de doce pastoso de Laranja com Banana - Oficina Senar/MS (Turma 1)
14h – Preparo de doce pastoso de Laranja com Banana - Oficina Senar/MS (Turma 2)

• Sala 2
9h - Boas Técnicas de Produção e Aplicação do Feno no Ciclo Completo do Boi.
Palestrante: Rafael Hendrik Bouwman, diretor comercial Bouwman;
10h15 - Tecnologia e Manejo no Preparo do Solo.
Palestrante: Paulo Padilha, Piccin Tecnologia Agrícola;
14h - Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos - Bicos Jacto - Aplicação de Alta Performance.
Palestrante: Rafael Fachini Mamoni;

• Espaço Certfica Agro
8 às 18h - Formação e Manejo de Pastagens, ministrado por Consultores Seniores da Boviplan;

19 de julho
Dia do Leite

• No Campo
9h às 16h - Dinâmicas de Máquinas no Campo

• Tatersal
Fórum de Baixa Emissão de Carbono
Realização Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

8h30 – Plano ABC e a Pecuária de Baixa Emissão de Carbono, com Sidney Medeiros (Fiscal Federal Agropecuário do MAPA):
9h - Tecnologia de Produção Mais Limpa na Pecuária Intensiva, com Cleandro Pazinato Dias (Médico Veterinário e Consultor do MAPA);
9h40 - Geração de renda a partir dos dejetos da pecuária: Biofertilizantes, Biogás e Energia Elétrica, com Fabiano Coser (Médico Veterinário e Consultor do MAPA);
10h20 - Manejo de Resíduos em Sistemas de Produção de Leite: Limpeza Hidráulica dos pisos e produção de biofertilizante, com Marcelo Otenio (pesquisador da Embrapa Gado de Leite)
11h - Espaço para perguntas e encerramento

• Sala 01
14h - Produção de Leite de Alta Rentabilidade (case Sapé Agro)
Rodney Santos (40 minutos)

Sala 2
8h – As Boas práticas da Produção do Leite - Oficina Senar-MS (Turma 1)
14h – As Boas práticas da Produção do Leite - Oficina Senar-MS (Turma 2)
Espaço Certfica Agro

20 de julho
Dia da lavoura

9Hh às 16h - Dinâmicas de Máquinas no Campo;

Sala 1
Seminário Expansão Agrícola em Campo Grande e região: Potencial, Desafios e Oportunidades - Realização Fundação MS
8h – Palestra 1: Sistema de Produção para Soja em Campo Grande e Região. Dr. Alex Marcel Melotto (diretor-executivo e pesquisador da Fundação MS);
9h - Palestra 2: Correção da Fertilidade do Solo para a Produção de Soja e Pastagens. Dr Douglas de Castilho Gitti (pesquisador da Fundação MS)
10h - Palestra 3: Posicionamento de Cultivares de Soja em Áreas de Abertura. Dr. André Ricardo Bezerra (pesquisador da Fundação MS)
11h - Perguntas e Encerramento
13h30 – Abertura
Engenheiro agron. Rogério Gilberto Zart (produtor rural de Sidrolândia);
14h - Uma Nova Agricultura - Fundamentos Técnicos
Engenheira agron. Dorotéia Alves Ferreira (PHD Produção Vegetal e Microbiologia de Solo pela Esalq-USP);
16h - Remineralizadores de Solo – Pó de rochas
Engenheiro agron. João Pedro Cuthi Dias (Consultor em Agricultura Sustentável);
17h - Casos de Resultados
Eng. Agron. Marcone Beta - Consultor Agropecuário:
Eng. Agron. Felipe Loeff - Produtor Rural de Chapadão do Sul;
Eng. Agron. Cleber Beretta – Assist. Técnico da Fazenda Aracoara / Cutrale

Mini Curso ILPF - Realização Embrapa Gado de Corte
8h - Componentes Solos – Dr. Eduardo Macedo;
9h - Componente Pastagens - Dr Roberto Giolo;
10h - Componente florestal – Dr. Vanderley Porfírio;
13h - Componentes Culturais - Dr Ademir Hugo Zimmer;
14h - Componente animal - Dra Fabiana Villa;
15h - Componente sócio-econômico – Dra Mariana Pereira;

Tatersal
8h - Agricultura de Precisão - Conhecer Sobre Sistemas de Gerenciamento da Propriedade Através do Uso de Tecnologias e Ferramentas - Oficina Senar-MS (Turma 1);
4h - Agricultura de Precisão - Conhecer Sobre Sistemas de Gerenciamento da Propriedade Através do Uso de Tecnologias e Ferramentas - Oficina Senar-MS (Turma 2);
19h - Leilão Brangus Integração Prime, Realização MS leilões Rurais, transmissão Agro Canal;

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::