Brasil, 22 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Os limites da ciência

Há filmes que ficam mais interessantes com o passar do tempo. É o caso de ‘A pele que habito’, de Pedro Almodóvar. Questões ali enfocadas ganham uma nova dimensão e, tratadas originalmente em 2011, apresentam agora uma nova dimensão, que envolve desde a medicina à ética.

Antonio Banderas interpreta um cirurgião especialista em transplante de rostos. Além do seu amplo conhecimento, se vale de técnicas transgênicas proibidas para mergulhar num universo de ações discutíveis, para dizer o mínimo, que envolvem desde manter pessoas prisioneiras a operações de mudança de sexo sem consentimento do paciente.

A grande pergunta que é colocada pelo cineasta espanhol, nesse filme que toma como ponto de partida o romance baseado no romance Mygale (1995), publicado posteriormente sob o título Tarântula (2005), de autoria do escritor francês Thierry Jonquet, está nos limites da ciência e do bom senso.

Não basta ter a técnica e o saber fazer se não se tem uma postura ética adequada, colocando os valores individuais acima daqueles da coletividade. Ser cientista é, acima de tudo, trabalhar para o conjunto da sociedade, tornando qualidades individuais benéficas para um todo.

Dominar o saber e usá-lo para si mesmo é vestir pele de cordeiro numa alma predadora. Não existe um cientista digno dessa denominação que possa pensar assim.

Oscar D'Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo