Brasil, 19 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Respeito à natureza norteia as peças feitas à mão da Corte da Terra

Respeito à natureza norteia as peças feitas à mão da Corte da Terra

Transformados pelo artesão Luiz Vieira, troncos e madeiras reaproveitados dão forma a banquinhos, gamelas, fruteiras e outros objetos repletos de histórias e memórias

Luiz Vieira comanda a empresa Corte da Terra, criada em 2011

Inquieto, curioso, inventivo e com muita personalidade. Assim é o mineiro Luiz Vieira, dentista há mais de 40 anos, que encontrou na natureza um novo hobby, uma nova paixão. Garimpar, cortar, moldar, polir e valorizar a madeira virou uma de suas atividades prediletas e foi estimulada depois de uma visita ao Museu Inhotim, localizado em Brumadinho, MG, e referência por seu acervo de arte contemporânea.

Apaixonado pela natureza e morador da cidade mineira turística de Poços de Caldas, Luiz começou a dividir sua jornada diária entre os atendimentos no consultório e os momentos de artesão em seu sítio. Em sua propriedade e nos arredores da zona rural, ele passou a coletar troncos de árvore que, transportados ao seu ateliê, tornaram-se a matéria-prima para o início do seu hobby. Posteriormente, a atividade, a princípio de lazer, serviu de ponto de partida para a criação da marca Corte da Terra. “Muitas pessoas fazem terapia. No meu caso, eu faço gameloterapia”, brinca Luiz.

O respeito à natureza e às questões ambientais motivam a execução das peças elaboradas com madeiras nobres. De suas mãos são esculpidas diversas linhas
de gamelas, banquinhos e outros objetos decorativos, como abajures. O diferencial e a característica da produção das peças consistem em partir da madeira em estado bruto, prezando suas formas, cores e texturas originais. Além disso, como sua matéria-prima deriva de resíduos florestais, em suas peças Luiz Vieira faz deferência às marcas de agentes naturais, efeitos do tempo e até mesmo da ação humana na natureza.

Por meio desses rastros é que o artesão dá forma às suas obras, sem a pretensão de eliminar os vestígios das intempéries a que a madeira está sujeita na natureza. Assim, as peças são elaboradas conforme inspiração e particularidades do material disponível. “Antes de iniciar a esculpir a obra, devoto toda minha atenção para compreender os veios e a história que a madeira traz. Essa análise é primordial para indicar a direção do trabalho que vou realizar”, afirma o artista.

A paixão do mineiro pela madeira se reflete não apenas na transformação da madeira como um todo, mas também na lapidação de cada peça. “Com o processo de polimento, consigo obter um efeito marmorizado que só a madeira proporciona”, finaliza.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo