Brasil, 22 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Arroz e feijão estão cada vez mais presentes nas refeições dos trabalhadores, de acordo com levantamento divulgado pela Ticket

Oito em cada dez restaurantes oferecem os tradicionais ingredientes que são associados à alimentação saudável, preocupação de 52% dos estabelecimentos credenciados

Oferecer refeições mais saudáveis é uma preocupação da maioria dos comerciantes, e aumentou o número de estabelecimentos que venderam mais a combinação arroz com feijão. As informações foram levantadas pela Ticket, marca pioneira no setor de benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil, em uma pesquisa realizada com 4.500 comerciantes de 51 cidades, incluindo 23 capitais, em todo o País.

O levantamento revela que 52% dos estabelecimentos credenciados estão preocupados em oferecer refeições mais equilibradas, e o tradicional arroz com feijão é oferecido por 80% dos restaurantes. "Os cuidados com a saúde passam, necessariamente, por uma alimentação mais saudável. Carnes brancas, legumes, verduras e frutas ganham maior aceitação, fator percebido pelos comerciantes, o que influi nas opções oferecidas aos trabalhadores, e o arroz com feijão segue imbatível na mesa do brasileiro. A Ticket incentiva a adoção de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, pois sabemos dos benefícios e o quanto eles podem contribuir para a melhora da saúde e do bem-estar dos empregados", afirma a Gerente de Produto da Ticket, Vivian Yushiura Ramos.

A variação de consumo nos últimos anos reforça essa tendência. Em 2016, 25% dos comerciantes registraram aumento no consumo do arroz com feijão nas refeições. Já no ano seguinte, esses ingredientes aumentaram novamente a participação nas vendas para 32% dos restaurantes. Também tiveram incremento frutas (49%), legumes e verduras (32%) e sucos naturais (65%).

Benefícios

Poucos sabem, mas a combinação arroz com feijão é uma fonte poderosa de proteínas. Isso porque o arroz fornece a metionina, um tipo de aminoácido que, unido à lisina, aminoácido presente no feijão, forma proteínas que são utilizadas na reparação e construção de tecidos no organismo. "A combinação ajuda na regulação do organismo, assim como em processos metabólicos e fisiológicos ligados ao exercício físico. As proteínas também fornecem energia, quando os carboidratos e os lipídios são insuficientes para satisfazer as necessidades do corpo. Em atividades prolongadas, com mais de uma hora de duração, as proteínas contribuem com de 5% a 10% do total de energia", explica a nutricionista Isabelle Stoll, que promove uma série de lives no Facebook da Ticket sobre alimentação saudável.

Preço

O levantamento aponta também o preço cobrado pelos restaurantes. O trabalhador brasileiro paga, em média, R$ 34,14 por uma refeição completa, que inclui prato, bebida, sobremesa e café. Desse valor, R$ 19,72 são dedicados ao prato. O trabalhador que busca hábitos mais saudáveis com o consumo de uma fruta ou salada de frutas após o almoço paga, em média, R$ 6,99 por esse tipo de sobremesa, o que corresponde a 21% do valor total do preço médio da refeição.

Saúde e produtividade

O incentivo à refeição saudável é um dos objetivos do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), criado em 1976. Segundo o programa, uma alimentação de qualidade aumenta a produtividade dos empregados das empresas, ao evitar doenças e melhorar a capacidade física e resistência à fadiga.

Entre as diretrizes apontadas pelo PAT, recomenda-se que o almoço ou o jantar tenha entre 600 kcal e 800 kcal. O cardápio deve oferecer uma porção de fruta e uma porção de legumes ou verduras nas principais refeições. Cabe às empresas promover a educação nutricional e disponibilizar sugestões de cardápio saudável aos trabalhadores.

Desde o ano passado, a Ticket tem ajudado os empregados e os RHs a impulsionar esse modelo de vida saudável pelo app Ticket Fit, uma plataforma inspirada nas redes sociais, para que o usuário tenha acesso a dicas de alimentos saudáveis e exercícios, e também possa compartilhar e registrar sua jornada para a qualidade de vida em um diário.

Por meio de parcerias da Ticket com a Chestnut Global Partners (CGP), empresa global de programas de apoio ao empregado, e do Gympass, as empresas-clientes que utilizam o Ticket Fit podem contar com serviços de orientação e apoio profissional em psicologia, serviço social, direito e finanças pessoais, e também com uma rede credenciada de academias e estúdios em todo o Brasil.

Essa ferramenta já ajudou mais de 800 mil pessoas, que, juntas, emagreceram 14 toneladas e praticaram 86 mil horas de atividades físicas. O aplicativo inclui informações como consumo de calorias, ingestão de proteínas, de carboidratos e de água, além da quantidade de exercícios praticados, e permite sincronização com ferramentas de monitoramento de smartphones como Google Fit e Apple Health.

Sobre a Ticket

Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante, primeiro benefício brasileiro de alimentação ao trabalhador no Brasil e que nasceu no mesmo ano que o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho. Nestes 42 anos no País, a marca é quem possui a maior rede de adquirentes atualmente no mercado (Rede, Cielo, Getnet, PagSeguro, Elavon e Stone) e ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos e serviços inovadores e pioneiros nos segmentos de alimentação, transporte, cultura e premiação:

Ticket Restaurante (assegura a qualidade das refeições dos colaboradores e aumenta a produtividade da empresa).
Ticket Alimentação (concede liberdade de escolha na compra de alimentos).
Ticket Transporte (oferece gestão de vale-transporte para pequenas, médias e grandes empresas há mais de 20 anos).
Ticket Cultura (benefício de incentivo ao consumo de produtos e serviços culturais).
Presente Perfeito e Duo Card (uma forma de reconhecer e incentivar o trabalhador com um cartão pré-pago aceito em todo o território nacional).
Ticket Plus (solução de antecipação salarial com a maior rede de farmácias do Brasil).

Com abrangência nacional, são mais de 130 mil empresas clientes, mais de 7 milhões de usuários e mais de 330 mil estabelecimentos credenciados.

A Ticket é parte do Grupo Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes, reconhecida na categoria Serviços Financeiros no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, pela IT Mídia em 2017, além do Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico, que também integra as marcas Ticket Log, Repom, Accentiv' e a Edenred Soluções Pré-Pagas, pioneiras nos segmentos de gestão de despesas corporativas e incentivos e recompensas. Além disso, conquistou a certificação ISO 14001 e foi eleita 20 vezes uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil de acordo com ranking do Great Place to Work. Ainda de acordo com o ranking, a Ticket também foi eleita uma das melhores empresas para mulher trabalhar – GPTW, em 2017. Em dez anos, a companhia recebeu por nove vezes o prêmio Fornecedores de Confiança, como uma das fornecedoras de maior grau de confiabilidade com seus clientes, além de ser a ganhadora histórica do Top of Mind de RH, na categoria Benefício-Refeição, por 16 vezes, em 20 edições do prêmio.

Sobre a Edenred

A Edenred é líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes. Disponíveis por meio de cartões, aplicativos móveis, plataformas on-line ou vouchers de papel, todas essas soluções significam maior poder de compra para empregados, gerenciamento de despesas otimizado para as empresas e negócios adicionais para os comerciantes credenciados.

A oferta de produtos da Edenred no Brasil é baseada em três linhas de negócios:

Benefícios ao Trabalhador (Ticket, com os produtos Ticket Restaurante, Ticket Alimentação, Ticket Transporte, Ticket Cultura, Ticket Plus, Presente Perfeito e DuoCard).
Frota e Soluções de Mobilidade (Ticket Log, com os produtos Ticket Car, Ticket Fleet e Ticket Cargo; Repom, com soluções de gestão de pagamento e recebimento de frete e pedágio).
Soluções complementares, incluindo pagamentos corporativos (Accentiv', com serviços de premiação, incentivo e fidelização, rede de vantagens, tecnologia para programas de relacionamento, eventos, viagens e marketing direto; Edenred Soluções Pré-Pagas, com soluções para o varejo, corporativo, consumidor final, entre outros)

No Brasil, são mais de 130 mil empresas-clientes, mais de 7 milhões de usuários e mais de 330 mil estabelecimentos credenciados, além de contar com 1.8 milhão de estabelecimentos credenciados à rede Mastercard no segmento de frete. Em 2017, conquistou o prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços Financeiros, além do Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico.

O Grupo Edenred reúne uma rede de relacionamentos única, com 44 milhões de empregados, 770 mil empresas e instituições públicas e 1,5 milhão de comerciantes credenciados.

Registrada na Bolsa de Valores de Paris, a Edenred está presente em 45 países e conta com cerca de 8 mil colaboradores. Em 2017, o Grupo administrou cerca de € 20 bilhões em transações, das quais 70% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet.

As logomarcas e outras marcas comerciais mencionadas e apresentadas neste texto são marcas registradas da Edenred S.A., de suas subsidiárias ou terceiras. Não podem ser usadas para fins comerciais sem autorização prévia e por escrito de seus proprietários.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::