Brasil, 10 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Motivação é o impulso que move para a satisfação e a paz interna

A respeito do desenvolvimento humano, especialmente às mulheres, a doutora em gêneros Alice Schuch sugere: “investigue quem você é, pois não há nada que você deva fazer ou mudar para ser aquilo que você é. Existem coisas porém que convém você reconhecer para deixar de buscar ser aquilo que você não é”.

A reflexão objetiva responder: “qual é o motivo da minha ação?”.

Alice explica que motivação é aquele movimento interno que nos leva à ação, um impulso que faz com que ajamos para atingir uma meta, um conjunto de motivos que se manifesta e influencia a nossa conduta ou ainda é a causa ou razão que ativa um resultado.

A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais, sendo o processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados ao cumprimento de objetivos. Pesquisadores como Skinner, Maslow, Kurt Lewin e Herzberg teorizaram sobre o tema.

“Aquilo que estou querendo dizer a vocês é o seguinte: assim como o artista, também nós realizamos constantemente obras, escolhas”, reforça a pesquisadora. Significa que se o projeto iniciado está de acordo com aquilo que se é, sentimos algo que plana, se aquieta, caminha bem. Se, ao invés não é assim, surge a insatisfação, a ideia de estar ficando para trás, que se perde algo.

“Somos movimento, pensamos, agimos, pois, como refere Meneghetti: “se o pensante não fala, não existe lógica, técnica, história, realização. Falar significa formalizar, arquitetar, constituir”.

Convém, com simplicidade, perceber que ao realizar um trabalho, grande ou pequeno que este seja, algo impulsiona em direção a ele e, se está presente a motivação, o amor por aquela atividade, o único preço pago é o empenho diligente no exercício daquela ação.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::