Brasil, 23 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Tomaz Viana fará visita guiada na sua exposição na Caixa Cultural no próximo sábado, 16

TOZ – CULTURA INSÔNIA APRESENTA TELAS, ESCULTURAS E MANEQUINS QUE EXPLORAM A HISTÓRIA E CULTURA DE PERSONAGENS CRIADOS PELO ARTISTA

No próximo sábado (16), Tomaz Viana, o Toz, fará uma visita guiada na sua exposição “Toz – Cultura Insonia”, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. As 50 senhas serão distribuídas a partir das 15h e o passeio começará às 16h. A mostra, que fica em cartaz até 26 de agosto, revela novos contornos do personagem Insonia, uma entidade noturna e onipresente. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Durante a visita, Tomaz contará um pouco da história dos integrantes da civilização Insonia, suas influências, o desenvolvimento de sua cultura, a relação com sua história, sua genealogia e o vínculo com novas raízes. O público poderá conferir 10 telas e esculturas de materiais diversos, manequins especialmente criados para este projeto com pinturas e figurino pensados e elaborados pelo artista e sua equipe, além de uma grande instalação interativa.

Sobre Tomaz Viana:

Tomaz Viana nasceu em Salvador, em 1976. Formado em Arte e Design, mora e trabalha no Rio de Janeiro. Grafitando há cerca de 20 anos, participou de vários eventos no Brasil e no exterior. A partir de 2013, Toz inicia a pintura de painéis de grandes tamanhos, entre eles, o painel de grafite de 2000 m2, localizado na região histórica do Pier Mauá, no Rio de Janeiro, e a fachada de 80 metros de altura do Hotel Marina, na praia do Leblon, Rio de Janeiro, em 2015.

Os diferentes personagens que integram sua obra estão espalhados em diversas cores e padronagens nos muros da cidade, em bairros como Jardim Botânico, Gávea, Rio Comprido, Catumbi, Santa Teresa e Zona Portuária. Internacionalmente, já realizou trabalhos em Paris, Genebra, Lisboa e Miami.

O desenvolvimento dos seus dois últimos personagens – Insonia e Vendedor de Alegria - marca o início de uma nova etapa em sua obra, onde passa a trabalhar com novos padrões. A temática da passagem da noite para o dia, materializada nesses dois personagens, permite uma nova cartela de cores. A técnica do spray é complementada com tinta óleo e diversos materiais para detalhes e contornos.

Em 2014, fez sua primeira exposição institucional individual: Metamorfose, no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, 2015, abre sua primeira exposição individual em Paris com a Instalação Vendedor de Alegria, que ficou exposta entre agosto e novembro, em parceria com o Projeto SCOPE da Prefeitura do 13°Arrondissement de Paris. Em 2016, foi convidado para realizar dois painéis de grafite indoor em Nova York (Chelsea) e Hong Kong (Wan Chai) e, no final do mesmo ano, veio o convite da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira para pintar um carro alegórico do Carnaval de 2017.

Serviço:

Exposição Toz- Cultura Insônia

Entrada Franca

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Abertura: 29 de maio (terça-feira), às 18h

Visitação: de 30 de maio a 26 de agosto de 2018

Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h

Classificação Indicativa: Livre

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Acesso para pessoas com deficiência

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::