Brasil, 18 de Junho de 2018

+ F O N T E -

SIL orienta Evite riscos durante as festas de junho e julho

Por todo o país, a cada ano, os meses de junho e julho são sinônimo de festa. E neste 2018, durante o período junino e julino, ainda mais celebração nos jogos do Brasil no campeonato mundial de futebol. O povo quer festejar, mas, para que a alegria seja plena, é importante prestar atenção à rede elétrica. Enfeites, fogos de artifício, instalações elétricas provisórias para eletrodomésticos, iluminação e som e até fogueira, tudo pode representa risco se não for bem dimensionado.

No caso das instalações elétricas temporárias, por exemplo, toda a atenção é necessária para que não haja sobrecargas em nenhum ponto de eletricidade. Por menor que seja a instalação, um projeto bem elaborado busca detalhar a iluminação e os equipamentos que serão ligados, a seção nominal dos condutores de cada circuito e o valor nominal dos disjuntores, sempre seguindo os critérios de segurança da norma NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

Já em ambientes abertos, sujeitos à chuva e umidade, é obrigatório o uso do DR (Dispositivo Residual), que impede os riscos do choque elétrico em caso de contato direto ou indireto com a energia elétrica, detectando e desligando o circuito em caso de fuga de corrente. A escolha dos condutores é fundamental para um bom desempenho da instalação.

Atenção também aos enfeites com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços, que devem ser feitos com materiais isolantes, biodegradáveis e não podem, em hipótese alguma, ser afixados próximos da fiação da rede elétrica. Barracas, palanques e palcos precisam estar instalados com distância mínima definida pela concessionária da rede aérea, cuidado que inclui também as fogueiras.

Fiquem ligados nas dicas

Chamar um profissional qualificado, que saberá fazer corretamente a instalação e empregar materiais adequados;
Condutores elétricos no piso devem ser protegidos para evitar que sejam danificados e aumente o risco de choques elétricos e curtos-circuitos;
O mais recomendado é que os condutores elétricos utilizados nestas aplicações tenham cobertura além da isolação. Os mais indicados são os condutores com isolação de 0,6/1 kV;
Toda barraca, para aumentar a segurança, deve possuir pelo menos um dispositivo geral de proteção contra sobrecargas e curtos circuitos (disjuntores) e choques elétricos (dispositivo DR);
Certificar-se de que os fios estejam em bom estado e bem isolados e conectados nos pontos de conexão;
Equipamentos elétricos devem ser instalados em locais secos e abrigados da chuva.

Perfil SIL
Uma das principais indústrias do Brasil na produção de fios e cabos elétricos até 1 kV (baixa tensão), a SIL é reconhecida pela seriedade na política de atuação e na relação com seus clientes e fornecedores. As metas e diretrizes honestas, somadas a iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor levam a empresa a conquistar a cada ano as mais importantes premiações do Brasil, confirmando a liderança da marca no segmento de fios e cabos elétricos. Instalada em uma área de 35.000 m² em Guarulhos (SP), possui equipamentos de última geração e capacidade instalada para processar 42 mil toneladas/ano de cobre. Atualmente, conta com 350 funcionários e 100 representantes em todo o País e acaba de completar 43 anos de uma história vitoriosa.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::