Brasil, 17 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Alimentos perecíveis que necessitam baixas temperaturas podem ser divididos em dois grupos RESFRIADOS E CONGELADOS.

Os alimentos perecíveis crus ou prontos para o consumo devem ser mantidos durante o transporte nas seguintes temperaturas:

I. Produtos congelados: no máximo a -12ºC ou conforme a especificação do fabricante;
II. Pescados resfriados crus: no máximo a 3ºC ou conforme especificação do fabricante;
III. Carnes e derivados resfriados crus: no máximo a 7ºC ou conforme a
especificação do fabricante;
IV. Alimentos prontos para consumo preparados com pescados crus: no máximo a 5°C;
V. Alimentos prontos para consumo preparados com carnes cruas: no máximo a 5ºC;
VI. Demais produtos resfriados: no máximo a 10ºC ou conforme especificação do fabricante

Termômetros em perfeitas condições de funcionamento.
O sistema de refrigeração do caminhão baú é parecido com um aparelho de ar condicionado split, pois a unidade evaporadora fica na parte interna e trabalha com o vento frio e a condensadora (onde ficam o compressor e o condensador) fica do lado de fora, trabalhando com fluido e exalando o ar quente. Para que este sistema funcione é necessário que o compressor esteja sempre em movimento, bombeando o fluido. Para isso, existem várias técnicas, e as principais são: Motor diesel independente (funciona independente do motor do caminhão), Direct Drive (com alternador - com motor elétrico ou com correia - totalmente mecânico movimentado pelo motor) e o Sistema Eutético - necessário uma fonte de energia elétrica trifásica)

Os alimentos transportados que se enquadram dentro destas especificações são : Carnes e produtos cárneos, sucos e outras bebidas a granel, creme vegetal e margarina, alimentos congelados ou supergelados, sorvetes; gorduras em embalagens não metálicas, produtos de confeitaria que requeiram temperatura especial de conservação; refeições prontas para consumo; similares

O tempo máximo que estes alimentos poderiam ficar em temperaturas acima das recomendadas é de 2 horas. Após este tempo o alimento começa a sofrer alterações de qualidade representando perigos.

Os Perigos existentes relacionados com cada grupo de alimentos:
Carnes e produtos cárneos: Quando está estragada, apresenta cheiro e gosto característico. Fica escurecida, com cor diferente da que estamos acostumados e manchas. Quando está com cheiro ruim, não deve, de modo algum, ser experimentada. O problema é que quando chega a esse ponto, já está com mil vezes mais bactérias que o suficiente para quem consome passar mal

Os peixes apresentam olhos esbranquiçados, escamas se soltam facilmente, as guelras apresentam cor escurecida e a carne perde o turgor (elasticidade ao toque). Podem apresentar microorganismos que levam a doenças veiculadas por alimentos(DVAs) com diarreia, vômitos, febre, e até morte.

- Sucos e outras bebidas a granel: perigo de azedamento e presença de microorganismos causadores de DVAs.
- Creme vegetal e margarina: deterioração do produto com alterações tipo rancificação.
- Alimentos congelados ou supergelados: alteração da qualidade, deterioração e DVAs.
- Sorvetes: alteração da qualidade, separação das fases (líquida e aerada), DVAs.
- Gorduras em embalagens não metálicas: alteração da qualidade do produto, rancificação
- Produtos de confeitaria que requeiram temperatura especial de conservação: alteração da qualidade do produto, azedamento, DVAs (intoxicações alimentares)
- Refeições prontas para consumo: alterações da qualidade dos produtos e riscos grandes de DVAs.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo