Brasil, 22 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Com assessoria técnica da Premix, Fazenda Velha aumenta produtividade de leite/ha em 5,5% em um ano

Propriedade também registrou redução de produção de metano

A Premix assessorou a Fazenda Velha, localizada no município de Patrocínio Paulista (SP), na suplementação de seu rebanho leiteiro, que registrou aumento de 5,5% na produtividade/ha/ano em relação ao ano de 2016, além de reduzir a produção de metano em aproximadamente 62 kg de CH4/ha/ano.

A propriedade, que pertence a Eduardo Lopes de Freitas e é atendida pelo Consultor de Campo Lucas de Figueiredo Faleiros, recebeu assessoria da equipe técnica da Premix por 12 meses, período estabelecido para a suplementação do rebanho.

Durante o período, foram realizadas análises de ingredientes e formulação de dietas com custo x benefício condizentes para o objetivo. Também foram reduzidos os problemas com cascos e melhorados os índices reprodutivos do rebanho.

A assessoria indicou o uso do produto Neo Lactus Premium para as vacas em lactação, o Núcleo Paridouro Aniônico Fator P para o pré-parto e o Núcleo Leite Vitamínico Fator P para a recria. O manejo nutricional do rebanho foi o confinado no período seco do ano e mantido em pastejo rotacionado no período chuvoso, demandando ajustes frequentes das dietas.

No período de suplementação, a área destinada ao leite aumentou de 45.18 ha, em 2016, para 53,18 ha, em 2017. O número de vacas em lactação também subiu de 94 (2016) para 123 (2017) e a produção média diária de leite ficou em 22 litros por vaca. Foram comercializados 2.718 litros de leite por dia em 2017, contra 2.124 litros/dia em 2016. No ano, a produção ficou em 20.009 litros/ha em 2017, aumento de 5,5% em relação a 2016, cuja produção ficou em 18.973 litros/ha.

Para o coordenador de Pecuária Leiteira da Premix, Liéber de Freitas Garcia, os resultados foram excelentes, pois com a melhora do quadro reprodutivo, a propriedade aumentou em 30% o número de vacas em lactação, mantendo a produção média diária.

Liéber também destaca os benefícios que a suplementação do rebanho trouxe ao meio ambiente. No ano em que completa 40 anos, a Premix lançou, em fevereiro, o Manifesto Pecuária de Valor Sustentável, assumindo o compromisso de contribuir com uma pecuária baseada em produtividade por hectare, reduzindo a emissão animal de gases de efeito estufa.

“Considerando o aumento de produtividade de 1.036 litros/ha/ano, e que uma vaca perde aproximadamente 6 litros de leite por dia pela produção de 359 gramas de CH4/dia, podemos inferir que houve redução na produção de metano entérico pela propriedade em aproximadamente 62 kg de CH4/ha/ano, o que demonstra a eficiência ambiental do processo”, ressalta.

O coordenador ainda lembra que os bons resultados não foram alcançados apenas pela adoção da tecnologia Premix, mas também pela assessoria técnica disponibilizada e pela equipe de colaboradores da propriedade. “Este tripé é o grande responsável pelo aumento da produtividade. Isso é muito importante, pois ajustes de manejo foram necessários e somente com as visitas e a prestação de serviços é que foi possível inferir nas mudanças em termos de manejo na propriedade”, destaca.

A Fazenda Velha continua utilizando os produtos da Premix e planeja chegar à produção de 4 mil litros de leite por dia com a mesma área nos próximos dois anos.

Sobre a Premix

O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções em nutrição integradas. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio com um olhar no futuro, por meio de inovação, relacionamento e conhecimento compartilhado, o Grupo reúne as empresas Premix, indústria nacional líder em nutrição animal que atua há 40 anos no mercado, Green Fertilizantes e Sementes Paulista, e possui escritório central em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A companhia oferece produtos de alta qualidade e consultoria especializada, disponibiliza aos clientes o seu know-how e produtos voltados para a qualidade do pasto, manejo correto e nutrição adequada de bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos e caprinos conforme o clima e época do ano em cada região do País, categoria animal e fase de desenvolvimento.

Com moderna estrutura de produção e distribuição, a Premix também possui fábricas próprias em Patrocínio Paulista (SP), Presidente Prudente (SP) e Araguaína (TO), além de centros de distribuição em Juara (MT), Rio Verde (GO), Maringá (PR) e Campo Grande (MS). A companhia investe constantemente em inovação e desenvolvimento tecnológico de novos produtos com pesquisas e parcerias com as mais renomadas instituições de ensino do Brasil.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::