Brasil, 20 de Junho de 2018

+ F O N T E -

No mês do Meio Ambiente, Instituto Trata Brasil lança jogo sobre saneamento para dispositivos móveis

O game ajuda a conscientizar a sociedade para a necessidade do acesso de todos à água potável, coleta e tratamento dos esgotos

Para celebrar o mês do meio ambiente, no dia 13 de junho de 2018 o Instituto Trata Brasil, em parceria com alunos do curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi, lançará gratuitamente um game sobre a situação do saneamento básico. Junho tem uma importância no calendário nacional, pois todo dia 05 é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar atenção de todos para a importância da proteção dos recursos naturais.

Infelizmente, no Brasil, um dos maiores problemas relacionados ao ambiente é o saneamento básico. De acordo com indicadores oficiais do Ministério das Cidades (ano 2016), o Brasil tem ainda cerca de 35 milhões de cidadãos sem acesso à água potável, mais de 100 milhões sem coleta de esgoto e somente 44% dos esgotos do país são tratados. As perdas de água potável nas redes de distribuição continuam na incrível marca dos 38%, um absurdo no atual cenário de escassez hídrica em várias regiões do país.

O “Trata City” é um jogo baseado na realidade da vida das pessoas na comunidade Seringueira, localizada no Itaim Paulista (SP). Para a construção do jogo, os universitários observaram a vida dos moradores desta área irregular da cidade que não possuem serviços adequados de saneamento básico, de forma a tornar o game ainda mais próximo da realidade de milhões de brasileiros que vivem nesses locais, denominados, no SENSO 2010, como “aglomerados subnormais”.

No game, o jogador percorre um cenário virtual da comunidade e deve executar ações que conscientizem as pessoas para o problema, fazer mutirões, construir locais que melhoram a qualidade de vida, consertar os encanamentos e vazamentos, além de recolher o lixo para melhorar a vida das pessoas. A cada medida positiva feita pelo jogador, o jogador ganha pontos nas barras de água, esgoto, lixo, consequentemente melhoram as barras da saúde e da qualidade de vida.

O jogo estará disponível para Android na plataforma GOOGLE PLAY. Você pode conferir o passo-a-passo no site do Trata Brasil – www.tratabrasil.org.br .

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::