Brasil, 26 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Na Semana do Meio Ambiente Caoa Promove a Conscientização em Anápolis

Na Semana do Meio Ambiente Caoa Promove a Conscientização em Anápolis

Ao longo de 10 anos de operações da fábrica em Anápolis, CAOA investiu mais de R$ 20 milhões em tratamento de efluentes e em redução do consumo de recursos hídricos, gerando economia de 100 milhões de litros de água

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a CAOA Montadora, instalada na cidade de Anápolis (GO), reafirma seu comprometimento na busca de soluções sustentáveis e na disseminação de ideais de uso inteligente de recursos naturais. A empresa prepara para as próximas semanas, ações que visam estabelecer entre seus Colaboradores e moradores da região uma cultura sustentável do contato com o meio ambiente, trazendo benefícios sociais e respeitando os limites da natureza.

Entre as atividades planejadas para a terceira Semana do Meio Ambiente CAOA, que será comemorada pela montadora, entre os dias 18 e 22 de junho, será iniciada uma gincana para estimular o descarte seletivo entre os diversos setores da fábrica com o recolhimento de garrafas PET e latas de alumínio com vários prêmios, entre eles, uma bicicleta própria para Mountain Bike. O material recolhido até o mês de outubro será destinado para a Escola Municipal Professora Josephina Simoes, de Anápolis.

Durante a Semana de Meio Ambiente, a CAOA realizará também a distribuição de mudas nativas do Serrado, produzidas na própria área da montadora. “Todas nossas ações são pensadas de forma a ajudar na conscientização. São ações, que envolvem nossos Colaboradores e refletem em toda a população de Anápolis e região, reforçando a importância de adotar medidas sustentáveis no nosso dia a dia”, explica o Gerente de Manutenção e Meio Ambiente da CAOA Montadora, Rafael de Paula.

Sustentabilidade

A CAOA Montadora, com fábrica em Anápolis (GO), desenvolve constantemente ações focadas na preservação do meio ambiente, como o reaproveitamento dos resíduos da produção de seus veículos.

Nos últimos anos, a CAOA reduziu em 50% o volume de água consumida na fábrica por meio de investimentos nos processos produtivos, na estação de tratamento de efluentes e na educação ambiental dos Colaboradores. A economia ultrapassou os 100 milhões de litros de água potável. “Reduzimos consideravelmente o consumo de água por carro produzido. Nos últimos três anos, economizamos 473 milhões de litros”, explica Rafael de Paula.

Em 2017, a meta do programa interno da montadora, batizado de Pegada Hídrica, foi reduzir a quantidade de água utilizada no processo produtivo em 50% do consumo de água e de 30% na geração dos efluentes industriais. A definição de metas e estratégias para a redução do consumo de água e da geração de efluentes é possível por meio da hidrometração, que é a instalação de hidrõmetros para a medição do volume de água que passa por uma tubulação dos setores produtivos e administrativos da fábrica, além de medições diárias, ambas possibilitadas pelo programa Pegada Hídrica. Em 2015 todas as áreas da fábrica passaram a ter medidores do consumo de água.

As Medições de consumo de água são realizadas diariamente pela equipe de Meio Ambiente e reportadas para cada área de produção. Medir é o caminho para melhor entender a aplicação e poder traçar metas e planos para redução e controle deste consumo.

Desde o início de suas operações, a CAOA Montadora investe na estação de tratamento de efluentes industriais e esgoto sanitário. No final de 2013 adotou um novo sistema de tratamento por membranas de ultrafiltração (MBR – Membrane Bio Reactor) com capacidade para tratamento de 55 m³/h. Essa tecnologia proporcionou o reuso dos efluentes depois de tratados nos sanitários e para a irrigação de áreas verdes.

A CAOA possui um moderno laboratório para monitoramento diário dos efluentes e da água tratada o que tornam as novas metas ainda mais otimistas. “Em 2015, alcançamosd o índice de 94% de reuso dos efluentes tratados e durante o ano de 2016, chegamos a 100%. Temos agora em andamento o projeto que prevê o uso de água de chuva em operações mais nobres do processo produtivo como a alimentação de torres de resfriamento, pintura, entre outras”, lembra Marcio Alfonso.

O foco na gestão do consumo da água na CAOA Montadora conta também com o Comitê de Águas formado por representantes de diversas áreas da empresa com o objetivo de fortalecer e envolver os Colaboradores nas diversas ações promovidas.

Captação da chuva

Outro fator que permite reutilizar a água dentro da fábrica é o sistema de captação de chuva. A fábrica de Anápolis possui lagoas para retenção de toda a água originada da drenagem pluvial para ser usada na irrigação dos mais de 113 mil m² de área verde no entorno das edificações.

A partir de 2014, teve início na CAOA Montadora a medição do índice pluviométrico. Com esta informação foi possível reduzir a irrigação no local, ou seja, havendo incidência de chuvas nos finais de semana e períodos noturnos, a equipe de jardinagem recebe a informação no início do dia e replaneja o trabalho evitando a irrigação desnecessária.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::