Brasil, 21 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

CPFL Energia registra alta de 80,7% no lucro líquido do primeiro trimestre de 2018, para R$ 419 milhões

Resultado reflete o bom desempenho dos negócios de geração convencional e distribuição e a redução dos custos financeiros e operacionais

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, registrou lucro líquido de R$ 419 milhões no primeiro trimestre de 2018, aumento de 80,7% em comparação com o mesmo período de 2017. O resultado reflete o bom desempenho operacional dos negócios de geração convencional e de distribuição, este último influenciado positivamente pela recuperação do mercado consumidor, e a redução dos custos financeiros e operacionais do Grupo.

A receita líquida registrou aumento de 15,1% no mesmo intervalo de comparação, para R$ 6,4 bilhões. A geração de caixa medida pelo Ebitda teve alta de 14,3%, alcançando R$ 1,36 bilhão. As despesas com pessoal, material, serviços e outros (PMSO) tiveram queda de 9,4%, para R$ 687 milhões. O Grupo ainda registrou diminuição de 29,5% na despesa financeira líquida, para R$ 308 milhões, beneficiada pela redução do custo da dívida com a queda da taxa de juros.

Os resultados do primeiro trimestre de 2018 reforçam a recuperação no mercado consumidor verificada a partir do quarto trimestre de 2017. O volume de energia distribuído pelas concessionárias do Grupo em 679 municípios de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná teve alta de 2,9% na comparação entre o primeiro trimestre de 2018 e igual período de 2017, para 17,2 mil GWh. Destaque para o aumento de 12,8% do volume faturado de clientes livres, puxado pela indústria.

"Nossos resultados do primeiro trimestre não trouxeram surpresas. Eles refletem nossa disciplina operacional e a redução das despesas financeiras no período”, afirma o presidente da CPFL Energia, Andre Dorf.

Em abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concluiu o processo de revisão tarifária das distribuidoras CPFL Paulista e RGE Sul, com efeito médio percebido pelos consumidores de 16,90% e 22,47%, respectivamente.

Investimentos no primeiro trimestre de 2018

Os investimentos da CPFL Energia totalizaram R$ 426 milhões no primeiro trimestre de 2018 nos negócios de geração, distribuição, comercialização & serviços e transmissão. Para este ano, a previsão do Grupo é investir R$ 2,1 bilhões, com parte do plano de investimento de R$ 10,4 bilhões entre 2018 e 2022.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW, no final do primeiro trimestre de 2018.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::