Brasil, 18 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Os cuidados da arquitetura e decoração para a vivência na terceira idade

Pensar em uma casa segura não implica em deixá-la menos bonita. Pelo contrário! Com experiência no atendimento a clientes da terceira idade, arquitetas Carmem Avila e Cris Paola elencam o que é fundamental na hora de construir e decorar

Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, cresce a necessidade de pensar e planejar uma casa adequada para a terceira idade. Um projeto de arquitetura e decoração para idosos deve seguir orientações específicas para que a segurança e beleza possam estar presentes em todos os ambientes.

Especializadas, as profissionais Carmem Avila, do escritório Carmem Avila Arquitetura, e Cris Paola, do Studio Cris Paola, pontuam importantes providências que farão toda diferença na vida do morador:

1. Iluminação

Problemas de visão são comuns nesta fase da vida. Dessa forma, uma casa banhada de luz natural facilita a vida do morador. "Portas e janelas devem ser grandiosas para oferecer o máximo de luz dentro da residência. Para complementar, na pintura das paredes, recomendo optar por uma pintura branca ou seguir uma paleta de tons claros", conta Carmem. Outra recomendação bastante válida está relacionada à instalação de pontos de luz nos corredores e locais de circulação intensa. “Além do ponto no teto, a iluminação indireta, na altura do rodapé, pode ajudar o morador na locomoção noturna, quando acorda para beber uma água na cozinha, por exemplo. Esse cuidado evita quedas e batidas inesperadas”, explica Cris Paola.

2. Desníveis e escadas

Evitar desníveis – mesmo que seja em pequenas escalas –, é outra dica importante. Caso não seja possível, a sinalização se faz essencial. Para o projeto de escadas, ambas arquitetas são unânimes com relação à execução em piso antiderrapante e sempre acompanhadas por um corrimão firme instalado à altura de 90 cm.

3. Portas

O ideal é que elas disponham de largura suficiente para a passagem do idoso com auxílio de andador, por exemplo. A recomendação é considerar um espaço de 90 cm e, caso não seja possível, que não seja inferior a 80 cm.

4. Tapetes e móveis

O uso de tapete costuma ser fator de quedas e acidentes em residências de moradores da terceira idade. Mas isso não quer dizer deva ser desconsiderado! E uma sala, o tapete deve estar embaixo do sofá, com as pontas fixadas com fitas antiderrapantes. À despeito de móveis, quinas de peças baixas, que ficam fora da visão devem ser evitados, assim como objetos de decoração. “Espaços amplos e livres são muito importantes", destaca Cris Paola. “Prateleiras e armários devem seguir a altura dos idosos, para que não precisem se esticar ou subir em escadas quando forem pegar objetos”, complementa Carmem.

5. Banheiro

O banheiro deve ser adaptado cuidadosamente. Instalação de barras de apoio, piso antiderrapante no box e assento para banho são precauções básicas a serem tomadas. "Considere instalar barras de segurança também no lavatório e bacia sanitária – que deve ser um modelo mais alto que o padrão", completa Carmem.

Por fim, as arquitetas destacam que a funcionalidade deve ser marca registrada em todos os projetos e para todas as idades. Saber as necessidades e entender a rotina dos moradores é essencial para que um projeto bem planejado garanta a autonomia de quem vai utilizá-lo.

Sobre Carmem Avila Arquitetura

Projetar é a grande paixão do escritório comandado pela arquiteta Carmem Avila, que se destaca pela atenção aos detalhes na composição de volumes, cores, luz e texturas.

Formada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Carmem Avila trabalhou durante alguns anos como colaboradora em diversos escritórios – Heloisa Maia Campos, ATP Arquitetura, Brasil Arquitetura e Futurebrand, entre outros –, onde solidificou sua formação até iniciar uma carreira a solo em 2004.

Entre 2009 a 2013 atuou docente do curso Design de Interiores na Escola Panamericana de Arte de São Paulo. Em 2013, foi uma das finalistas no concurso IDEA BRASIL, dentro da categoria Living Rooms and Bedrooms, com o Projeto do Cabideiro Ondas.

Carmem Avila Arquitetura
www.carmemavila.com.br

Sobre Cris Paola

Inquieta e curiosa, Cris Paola viaja o mundo para se manter em sintonia com as novidades e as tendências do universo do design, da moda, da arquitetura e da decoração. Em busca de uma linguagem moderna e atemporal, a arquiteta acredita que aconchego e conforto são imprescindíveis em qualquer trabalho, combinado com toques de tecnologia e sustentabilidade. Equilibrar qualidade e prazo de entrega é outra prioridade da profissional, que é fonte recorrente de várias reportagens de arquitetura, design e decoração.

Cris Paola participa da mostra CASACOR São Paulo Paulo desde 2009 e está presente nas mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, além de ter projetos constantemente atualizados no Pinterest e em portais do segmento.

Studio Cris Paola
www.studiocrispaola.com.br