Brasil, 16 de Julho de 2018

+ F O N T E -

Comunidade do Setor Pedro Ludovico é convidada a construir novo mobiliário e a cultivar agrofloresta

Público coloca a mão na massa e faz instalações para o bairro e se envolve com horta sustentável nas oficinas oferecidas pelo projeto Casa Fora de Casa

Repensar os espaços públicos abrange encontrar novas formas para utilização pela comunidade. Nessa proposta, o projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas oferece mais duas oficinas aos moradores do Setor Pedro Ludovico: agrofloresta (domingo), que viabiliza cultivo de hortas com espécies florestais, e criação de mobiliário urbano (sexta, sábado e domingo), para incentivar a sociedade a construir peças de marcenaria de uso coletivo. A entrada é franca.

Agricultura com menos impacto ao meio ambiente é a proposta da Oficina de Agrofloresta, que propõe plantio sem desmatamento, com o cultivo conjunto de espécies arbóreas, frutíferas e hortaliças num mesmo espaço. Essa experiência será aplicada em canteiros no Colégio Estadual Dom Abel, a exemplo do que foi aplicado na primeira edição do Projeto Casa Fora de Casa, em 2016, na praça Wilson Valente Chaves, no Setor Sul. Atualmente, moradores das redondezas continuam cuidando da horta. A atividade será conduzida por Murilo Arantes e Gregor Kux, das 9h às 13h.

A Oficina de Mobiliário Urbano vai envolver moradores em três encontros, realizados na sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15), para juntos pensarem, projetarem e construírem novas peças que serão dispostas no Jardim Botânico. “A intenção é despertar o olhar para ocupação dos espaços públicos, verificar o que falta nesses espaços e como é possível unir a comunidade para suprir e qualificar esses locais”, afirma a arquiteta Carol Farias, que junto com o comunicólogo português André Gonçalves, idealizou o Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas.

SOBRE O CASA FORA DE CASA – TÁTICAS URBANAS

Depois de uma primeira edição de sucesso no Setor Sul, o projeto Casa Fora de Casa - Táticas Urbanas chegou ao Setor Pedro Ludovico. De 2 de março a 5 de maio, o bairro é palco de diversas atividades envolvendo, principalmente, moradores da região. A programação contempla encontros com a comunidade, mapeamento colaborativo das potencialidades e fragilidades do bairro, levantamento de ideias e propostas, execução de algumas delas por meio de oficinas artísticas e iniciativas culturais estimulando experiências de uso desses espaços.

Casa Fora de Casa -Táticas Urbanas é idealizado pela urbanista e arquiteta Carol Farias e pelo comunicólogo português André Gonçalves, fundadores do estúdio Sobreurbana. O casal é o elo entre diferentes profissionais que desejam transformar a cidade por meio de laboratórios de arquitetura pública, comunicação e da promoção cultural. Para esta edição, o Setor Pedro Ludovico foi escolhido como foco por sua relevância histórica e geográfica na capital goianiense, sendo o 5º mais populoso da cidade, com quase 25 mil habitantes. No início da história da capital, o bairro foi, por muito tempo, destino de moradores que não dispunham de muitos recursos para se alojar no centro. Hoje, a forte especulação imobiliária provoca um processo de gentrificação no bairro.

“O Setor Pedro já foi um bairro onde as pessoas usufruíam mais dos seus espaços públicos. Hoje, isso está diminuindo: não só pela má condição das ruas, ausência de calçadas ou calçadas em mau estado, falta de bancos e outras amenidades, mas também pela questão da insegurança, da violência e do trânsito. Esperamos, ao fim, levar as pessoas a questionar esses problemas e a envolverem-se ativamente na busca de soluções, e assim contribuir para um bairro mais informado, tolerante, crítico e participativo”, acrescenta Carol.

Até o momento, já foram realizadas várias atividades abrangendo pluralidade de ações, como pedalada, sarau, expedição fotográfica, sessão de cinema na rua, entre outras. A agenda vai até o dia 5 de maio, com programação para todas as idades, sempre com entrada franca.

OFICINA DE MOBILIÁRIO URBANO
DATA: SEXTA (13), SÁBADO (14) E DOMINGO (15)
HORÁRIO: sexta-feira, das 18 às 20 horas / sábado e domingo das 9 às 18 horas
LOCAL: sexta-feira, Oficina Cultural Gepetto, Rua 1013, Quadra 39, Lote 11, 467, Setor Pedro Ludovico. Sábado e domingo, Jardim Botânico.
ENTRADA FRANCA.
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS.

OFICINA DE AGROFLORESTA
DATA: DOMINGO (15)