Brasil, 20 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Segmento produtivo nacional de borracha busca alternativas para competir com o mercado asiático

Entre as reivindicações, o setor, pede ao governo federal, que crie medidas para equilibrar a rentabilidade na cadeia. Desoneração fiscal na área está entre os pedidos

O consumo de borracha natural passou por dificuldades em 2017 com a falta de matéria-prima ainda no primeiro semestre do ano. De acordo com a Associação dos Países Produtores de Borracha Natural (ANRPC), esta escassez gerou um déficit no fornecimento mundial na ordem de 648 mil toneladas no mês de julho. No entanto, mesmo diante destes entraves, o setor fechou o ano com uma sobra de 440 mil toneladas o que levou o estoque mundial para perto de 3 milhões de toneladas.

Segundo Diogo Esperante, diretor executivo da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (APABOR), um dos fatores, atualmente, mais estratégicos para o setor é a concentração do consumo de borracha em países do sudoeste asiático, que buscaram exportar mais produtos industrializados e menos commodities. “Essa tendência precisa ser avaliada. A importação de matéria-prima é um fator importante para a elaboração dos planos estratégicos para a borracha natural em todo o mundo, principalmente no Brasil que apesar de ser um país produtor de borracha não é autossuficiente. É preciso estimular a produção em toda a América Latina para expandirmos e garantirmos o fornecimento do material”, comenta Esperante.

Para driblar as dificuldades do segmento, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), reuniu produtores de borracha para buscar alternativas em curto, médio e longo prazo, em prol do aumento da competitividade da borracha natural brasileira. De acordo com Walter Rezende, presidente da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da CNA, o Brasil produz 30% de borracha utilizada no país, enquanto os outros 70% são importados de países da Ásia. Com isso, há a necessidade que o governo federal crie medidas com a finalidade de equilibrar a competição entre o Brasil e esses países, no mercado interno. “Os esforços de todas as instituições ligadas produção de borracha natural é encontrar soluções que atendam produtores e indústria, já que os custos de produção, legislações ambientais e trabalhistas no Brasil são mais restritivas a produção. As ações propostas pelo setor visam a redução dos custos, aumento da produtividade e do valor agregado na produção. Precisamos gerar mais competitividade e ampliar a produção brasileira”, ressalta Walter.

Expobor

Na contramão da crise, a Expobor – 13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos em Borracha, evento que acontece de 26 a 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, ganhou uma vitrine de aproximadamente 100 expositores nacionais e internacionais. A feira promoverá rodadas de negócios de diversos segmentos interligados como: artefatos de borracha, automação, equipamentos de laboratório, ferramentaria, máquinas e equipamentos, matérias-primas, moldes e ferramentas, além de produtos químicos, projetos e sistemas de energia. O encontro também discutirá as novas pesquisas em tecnologias de produção, além de reciclagem e tratamento de resíduos.

Entre os setores contemplados pela feira estão: indústrias de artefatos de borracha, automobilística, calçados, máquinas e componentes, eletroeletrônicas, petrolíferas, pneumáticas, siderúrgicas, entre outros. Fornecedores de matérias-primas, importadores, exportadores, técnicos, consultores e profissionais do setor de todas as partes do Brasil, e de mais de vinte países, marcarão presença no evento.

17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha/9º Encontro Nacional da Borracha Natural

Com presença confirmada de palestrantes nacionais e internacionais, o Congresso da Associação Brasileira de Tecnologia de Borracha (ABTB) contará com painéis, workshops, apresentações e debates sobre o setor. Com discussões acerca das mais novas e melhores soluções para o mercado, o 17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, que acontece nos dias 26 e 27 de junho, trará as mais recentes pesquisas e estudos sobre inovação, sustentabilidade e alta eficiência em produção.

Já o 9º Encontro Nacional da Borracha Natural, no dia 28 de junho, tem como objetivo fomentar a troca de ideias sobre temas fundamentais do segmento ligados à capacitação profissional tais como: produção, sustentabilidade, tecnologia e aplicação de técnicas. O evento contará com o reforço de institutos de pesquisa, universidades e centros técnicos da indústria.

Pneushow

Simultaneamente à Expobor 2018, quem percorrer os 17 mil m2 do Expo Center Norte, também poderá conferir as novidades da 13ª edição da Pneushow - Feira Internacional da Indústria de Pneus. O evento integra 70 expositores dos segmentos de rodas, aros e acessórios; equipamentos para oficinas e borracharias; produção, recauchutagem e vulcanização de pneus; segurança industrial; bandas pré-moldadas; camelbacks; patches; pneu para transporte de cargas, entre outros.

SERVIÇO:
EXPOBOR 2018 – 13ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha
Data: 26 a 28 de junho
Horário: das 13h às 20h
Local: Expo Center Norte

Promoção e Organização: Francal Feiras

Cooperação: ABIARB – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha; Sindibor – Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo

Apoio: ABTB – Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha; APABOR – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; SLTC – Sociedad Latino Americana de Tecnologia Del Caucho


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::