Brasil,

Rio Grande do Sul: Soluções sustentáveis otimizam utilização da água pela agricultura familiar

O Rio Grande do Sul está realizando ações para que as famílias que vivem da agricultura familiar tenham uma melhor qualidade de vida e uma melhora na produção própria de alimentos. Atualmente, 211 famílias são atendidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-RS).

De acordo com o Presidente da Emater-RS, Clair Kuhn, ações estão sendo realizadas para que a água, essencial para a produção agrícola, seja repassada a essas famílias com a melhor qualidade possível. Segundo o presidente, cerca de 40% do PIB do Rio Grande do Sul é resultado da agropecuária local. Clair afirma que muitos alimentos que são encontrados no prato dos gaúchos, só estão ali são graças a essa qualidade - tanto do solo para plantio, quanto da água utilizada.

“72% dos alimentos que chegam na mesa dos grandes centros das aglomerações urbanas, que não têm condição de produzir alimentos, vem da pequena propriedade, da agricultura familiar”, conta Clair. “Se você for a um supermercado, a um restaurante, quando você chega lá, ali no alimento do dia a dia, tem claramente a vida de uma família do interior do estado, da pequena propriedade rural, dedicada a produzir um alimento de quantidade e de qualidade”.

Ainda de acordo com o presidente, existem práticas de sucesso na região que visam uma melhor utilização da água para evitar desperdícios. Em Lajeado, por exemplo, existe um trabalho que atinge 23 famílias do cenário rural. Cisternas foram instaladas nas moradias destes pequenos produtores para aumentar a reutilização da água e unir qualidade e sustentabilidade. De acordo com a Extensionista Rural do projeto, Andrea Binztonin, essa ação também melhora a qualidade de vida dos moradores.

“E isso não só para irrigação, também para outras finalidades. Ao invés de usar uma água de qualidade subterrânea, que vem pela rede de abastecimento, podemos aproveitar uma água da chuva para poder lavar instalações, é muito interessante. Não usamos só a água nobre que vem de poços artesianos para consumo humano. E usamos alternativas de água para essas finalidades de irrigação, lavagem de instalações”.

Discussão internacional

Até o dia 23 de março, o Brasil discutirá a temática dos recursos hídricos no Fórum Mundial da Água, em Brasília. O evento busca discutir novas práticas para que a utilização de água ocorra de maneira sustentável.

Pela primeira vez, em sua oitava edição, o Fórum terá um país do hemisfério Sul como anfitrião. O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS