Brasil, 22 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Saiba como escolher o porcelanato para seu projeto

A arquiteta Marina Carvalho dá dicas para facilitar a decisão

No desenvolvimento de um novo projeto ou reforma, um dos itens fundamentais a serem definidos são os acabamentos. Sempre em alta no décor, os porcelanatos têm sido cada vez mais utilizados em diversos ambientes, seja para aplicação de pisos, paredes, e fachadas. Mas como escolher o melhor porcelanato para cada ambiente? E quais os principais modelos? A convite da Kinta Home Decor, a arquiteta Marina Carvalho reuniu algumas dicas para facilitar a decisão na hora da compra.

Antes de fazer a escolha de um porcelanato é importante definir os espaços e suas funções. “Existem produtos específicos para área interna e externa, para parede e outros para piso e produtos para alto e baixo tráfego. Grandes formatos de porcelanato, por terem áreas menores de rejunte, nos dão a sensação dos espaços serem mais amplos, ocorre o contrário com peças de formato menor. Além disso, fazer a paginação dos revestimentos a serem utilizados ajuda também a evitar desperdícios”, explica a arquiteta Marina Carvalho.

Para ambientes como banheiros, tecnicamente chamados de áreas molhadas, a arquiteta afirma que é necessário seguir algumas normas. “Indico peças com textura que chamamos de natural ou acetinada. Esse tipo de porcelanato, que oferece maior resistência ao atrito, pode impedir que acidentes ocorram por estarem escorregadios”, recomenda. Já para ambientes como sala e quartos, a profissional sugere materiais retificados e com junta seca, que permite uma maior uniformidade nos ambientes. Nesse caso, é possível apostar em peças polidas, pois esses espaços não são considerados áreas molhadas.

Entre os principais tipos de porcelanatos estão os polidos e os naturais. Segundo a arquiteta Marina Carvalho, cada um deve ser especificado de acordo com a funcionalidade e o efeito desejado. “Em alguns momentos, o material é o ponto focal de um ambiente, por isso utilizar cores, texturas e optar por um acabamento polido causam maior efeito”, recomenda.

Para garantir a qualidade no trabalho finalizado, a mão de obra é essencial, por isso é fundamental contratar um profissional especializado. “Uma especificação errada pode gerar acidentes e desperdícios. Por exemplo: pisos polidos podem ser colocados em área molhadas, o que pode causar acidentes. Grandes formatos em áreas pequenas, podem gerar um grande número de recortes, o que diminuirá o aproveitamento das peças”, finaliza a arquiteta Marina Carvalho.

Confira algumas sugestões de utilização e as coleções de algumas marcas disponíveis na Kinta Home Decor:

Decortiles: por meio da tecnologia de alta definição, é possível imprimir com perfeição a textura delicada e única do mármore na placa de porcelanato. Placa gigante Marmo no tamanho 120 x 240 cm

Roca Cerâmica: o porcelanato da Série Carrara está disponível nas versões Mate e esmaltado polido, e reproduz a estética do mármore nobre. As peças são em formato amplo, no tamanho 60 X 120 cm

Level Acabamentos: os porcelanatos também podem ser usados na decoração da cabeceira das camas. Na foto, o modelo Neo Marmi Michelangelo da Stato dell’Arte no formato 100x100

Level Acabamentos: inovação ao integrar e compor o material na parede e também no piso. Na foto, Maximum Marmi Calacatta Fiandre nas medidas 300x150 e 150x150.

Sobre a Kinta Home Decor

A Kinta Home Decor é uma boutique de revestimentos, pisos, metais e louças das categorias mais sofisticadas, de consagradas marcas nacionais e internacionais. A loja está localizada na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1645 – Batel.

Local: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1645
Instagram: Kinta Home Decor