Brasil, 22 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Dia Nacional dos Animais e Março Amarelo: um alerta para a saúde renal pet

Por Cibele Erreiras Ruiz

No dia 14 de março comemoramos o Dia Nacional dos Animais. E, tão importante quanto mimar o pet, é cuidar da saúde dos nossos melhores amigos. Esse mês também celebramos o Março Amarelo, um período de alerta e tratamento para saúde renal. Minha proposta é usar da força das duas datas para discutimos com seriedade e transparência o tema das doenças renais em cães e gatos.

O principal alerta durante o Março Amarelo é para a prevenção e tratamento da Doença Renal Crônica (DRC), mas existem outros tipos de doenças que afetam a saúde dos pets, como injúria renal aguda, infecção urinária, cálculo renal, além de alterações eletrolíticas do sangue e do metabolismo ácido-base, entre outras.

A Doença Renal Crônica é uma condição difícil de ser diagnosticada nos animais uma vez que consultas preventivas e periódicas ao veterinário ainda não são uma rotina comum. Infelizmente, a doença acaba sendo percebida em estágios avançados, quando o cão ou gato passa a apresentar insuficiência renal. Pets com doença renal podem mostrar uma variedade de sinais físicos, como letargia, perda de peso, vômito, diminuição do apetite, aumento na ingestão de água e aumento no volume de urina Esses sintomas são os principais alertas de que, quando combinados, levam ao diagnóstico.

Para prevenir, o ideal é acompanhar a saúde do animal com consultas periódicas. Ao menor sinal de suspeita, o pet precisa ser encaminhado para um veterinário especializado em nefrologia. Durante a consulta, além do exame físico, é possível contar com exames de sangue, de urina e até ultra som, que auxiliam no diagnóstico da patologia.

Estimular a ingestão de água, principalmente em épocas mais quentes e secas do ano, é o melhor conselho. As rações úmidas e snacks líquidos, como cerveja e vinhos para cães, também ajudam a complementar a alimentação e auxiliar na hidratação e bom funcionamento dos rins.

Tratar a doença periodontal, que ataca a gengiva e dentes dos animais, é mais um alerta para os tutores que precisam ficar atentos. O acúmulo de placa bacteriana na boca causa uma inflamação da gengiva que pode sangrar durante a mastigação ou mesmo durante as brincadeiras. O sangramento facilita a penetração das bactérias na corrente sanguínea e, essas podem acumular em outros órgãos, agravado as condições renais

É importante ficarmos atentos aos pequenos sinais e sintomas. O Março Amarelo é uma campanha que busca alertar para o tema e, embora os problemas renais possam ser de grande desconforto e muito preocupantes, é possível que o pet tenha qualidade de vida e longevidade.

Cibele Erreiras Ruiz é médica veterinária, consultora do Grupo Ipet e especializada em nefrologia/urologia na Clínica Veterinária Bele Bichos.

Sobre o Grupo Ipet:

Fundado em 2015 Grupo Ipet é uma das mais promissoras holdings do segmento pet no Brasil. A empresa é detentora das marcas IpetProducts, que dispõe de uma vasta linha de snacks, rações úmidas, acessórios, brinquedos e produtos para higiene e limpeza; DogBeer, cerveja que é resultado de uma mistura de água, malte e extrato de carne; Dog´sWine, um vinho para cães feito com extrato de carne, água e corante natural de beterraba; além dos molhos saborizados Barbecão, Barbecat, Cãotchup e Catchup. Mais recentemente, a empresa lançou o Botecão Pet, uma espécie de bar para animais cujo local pode ser utilizado para festas. O Grupo registra um crescimento acentuado e visa a expansão por meio de franquias.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::