Brasil, 22 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Passagens de fauna garantem segurança e preservam a biodiversidade nas rodovias administradas pela Arteris

Equipe de Meio Ambiente monitora mais de 300 dispositivos de fauna em 3,7 mil km de rodovia

Para garantir a segurança dos usuários que trafegam pelos 3,7 mil quilômetros de rodovias administradas pelo Grupo e também para contribuir com a preservação da biodiversidade brasileira, a Arteris construiu e mantém mais de 300 passagens de fauna ao longo de todo o trecho administrado. As passagens permitem, especialmente, que animais silvestres atravessem a rodovia sem colocar em risco suas próprias vidas e dos usuários.

Antes da construção das passagens, equipes especializadas vão a campo para identificar a fauna em cada uma das regiões, para estudar e definir o tipo de passagem mais adequada para a biodiversidade presente. Além daquelas passagens já construídas, a equipe também acompanha por meio de programas diversos o movimento dos animais ao longo de todo trecho, e atua próximo às equipes de obras, identificando e aplicando medidas mitigadoras quando necessário, que podem ir desde a construção de cercas até passagens estruturadas.

“Esse trabalho é essencial para que os animais sintam o menor impacto possível e para que, em curto prazo, possam fazer uso das passagens”, afirma Solange Garcia Carneiro, Gerente Corporativa de Meio Ambiente da Arteris.

As passagens de fauna mais comuns são as inferiores, que compreendem drenagens adaptadas à fauna, passagens exclusivas, pontes e viadutos, geralmente construídos também para preservar a vegetação, leitos de rios e afluentes. As passagens superiores podem unir a copa de duas árvores, localizadas em lados opostos da rodovia. Elas podem ser produzidas com corda, bambus e canos. Em alguns casos, são abertas e em outros atuam como uma espécie de túnel, garantindo a conectividade da fauna por cima da rodovia.

“No Dia Nacional dos Animais, queremos alertar tanto os criadores, quanto os cuidadores, para que tenham cuidado redobrado e mantenham os animais distantes do viário. Os usuários também precisam observar suas práticas e não dispensar lixo e restos de comida às margens da rodovia, para não atrair os animais”, finaliza a gerente.

Sobre a Arteris – A Arteris S.A. é uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil em quilômetros administrados, com mais de 3.700 km em operação. Por meio de suas dez concessionárias, a Arteris administra rodovias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, importante eixo econômico e industrial do País. A companhia é responsável pela operação de cinco concessionárias federais: Fernão Dias, Régis Bittencourt, Litoral Sul, Planalto Sul e Fluminense. Também detém as concessionárias estaduais Autovias, Centrovias, Intervias, Vianorte e ViaPaulista, que atuam no interior de São Paulo. A Arteris é controlada pela espanhola Abertis e pela canadense Brookfield e mantém programas permanentes de conscientização. Em 2016, recebeu o Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito, com o Projeto Escola Arteris, programa com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. Saiba mais: www.arteris.com.br.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::