Brasil, 23 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Boehringer Ingelheim lança plataforma inédita que oferece livre acesso de pesquisadores a algumas de suas melhores moléculas

Iniciativa, disponível no endereço opnMe.com, visa acelerar a pesquisa científica para descoberta de novos medicamentos e tratamentos por meio da colaboração e da inovação

A Boehringer Ingelheim anuncia o lançamento de uma plataforma inédita batizada de opnMe.com, que oferece livre acesso a moléculas pré-clínicas selecionadas para cientistas de todo o mundo realizarem pesquisas não-clínicas. O site possibilita o compartilhamento de ativos para alguns dos mais relevantes alvos em pesquisas de biomedicina, visando criar possibilidades para novas descobertas independentes e colaborativas, assim como a identificação de modernas abordagens de tratamentos.

“Trabalhando junto a cientistas ao redor do mundo podemos acelerar a pesquisa de áreas da biomedicina em larga escala”, disse o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Boehringer, Clive Wood. “Esta nova iniciativa alavanca a herança global da Boehringer em inovação, extrapolando os muros da empresa e ajudando a desbloquear todo o potencial de alguns de nossos componentes mais interessantes. Ao compartilhar essas moléculas com os cientistas, esperamos obter descobertas que levarão a novos medicamentos seguros e efetivos aos pacientes”.

As moléculas no opnMe.com estão divididas em dois grupos: a maior parte é oferecida sem a necessidade de discussões de propriedade intelectual, a partir de um simples sistema de compras online. Para moléculas selecionadas, uma opção de crowdsourcing oferece a modalidade de pesquisa compartilhada - nestes casos, os cientistas interessados são convidados a enviar suas propostas de pesquisa e se a proposta for selecionada, o projeto será desenvolvido com participação dos cientistas da Boehringer.

O lançamento é parte da missão da companhia de incentivar a pesquisa científica e o progresso médico por meio da colaboração e da inovação. Outras iniciativas neste segmento incluem os projetos globais Research Beyond Borders (Pesquisa Sem Fronteiras, em inglês), na qual a Boehringer mapeia e estabelece parcerias em pesquisas e tecnologias emergentes, e o Fundo de Risco Boehringer Ingelheim. Eles são parte do trabalho duradouro e contínuo nas áreas terapêuticas chave de doenças cardiometabólicas, respiratórias, do sistema nervoso central, oncologia e imunologia.

“Mediremos o sucesso dessa iniciativa por meio de novos experimentos, publicações e relacionamentos desenvolvidos a partir da plataforma. Essa iniciativa de inovação aberta reflete nossa determinação em quebrar barreiras em prol da evolução da pesquisa em biomedicina e em trazer novas soluções aos pacientes”, acrescenta Wood.

Sobre a Boehringer Ingelheim