Brasil, 23 de Junho de 2018

+ F O N T E -

White Martins Desenvolve Sistema de Realidade Virtual Para Mapeamento de Plantas no Brasil

Tecnologia existente para usuários domésticos é adaptada à área industrial e proporciona redução de tempo na tomada de decisões e custos de viagens, além de maior segurança operacional para unidades da companhia

A White Martins, líder brasileira no segmento de gases industriais e hospitalares, desenvolveu um sistema de realidade virtual para mapeamento de suas plantas no Brasil. O equipamento permite a captura de imagens em 360º para que a área de Engenharia e Operações da companhia possa analisar remotamente suas unidades industriais. Nesta avaliação é possível verificar, com maior assertividade, potenciais intervenções para melhoria de performance e esclarecimento de dúvidas técnicas.

A tecnologia – composta de uma câmera acoplada ao capacete de uma pessoa que se encontra no campo, óculos de VR (virtual reality, em inglês) e servidor para armazenamento de conteúdo – já foi aplicada para mapeamento de três plantas da companhia: Ouro Branco (MG), Pecém (CE) e Três Lagoas (MS), além de uma unidade de enchimento de cilindros em Duque de Caxias (RJ).

“Estamos trazendo esta aplicação – muito utilizada em outros setores, da medicina aos games – para a área industrial. Ela já promoveu uma série de benefícios para a área de engenharia de nossa empresa, com potencial de redução de 70% nos custos de viagem e de 50% no tempo de tomada de decisões. Além disso, permite que 60% de nossa equipe não precise estar em campo, porque podemos identificar oportunidades de ajustes e ganhos de desempenho remotamente”, analisa Marcela Silva, engenheira e líder de produtividade responsável pelo projeto na White Martins.

INOVAÇÃO INDUSTRIAL – COMO FUNCIONA

O engenheiro da companhia faz uma visita, com prazo médio de dois dias, para fazer o mapeamento da planta. As imagens são capturadas por uma câmera no capacete de segurança do profissional da White Martins. A partir do download desses arquivos, é preparado um portal em HTML5 que permite a navegabilidade pelo ambiente da planta. “Organizamos mapas com toda a infraestrutura da unidade: vaporizadores, gasodutos, compressores, bombas, itens de refrigeração e sala elétrica”, comenta o engenheiro Reginardo Junior, um dos idealizadores do projeto na White Martins.

Após esta etapa, com os mapas já organizados por especialistas da companhia, equipes de engenheiros utilizam os óculos de realidade virtual para avaliações remotas em conjunto. “Implantamos este projeto há somente cinco meses e seus resultados já podem ser verificados em escala global. Em nossa intranet, disponibilizamos os detalhes do mapeamento para outras operações de nossa controladora Praxair em todo o mundo. Por exemplo, a geometria da estrutura de suporte dos vaporizadores da unidade de Ouro Branco já está sendo implementada no Canadá em virtude deste compartilhamento de expertise”, indica Reginardo.

Antes da aplicação desta tecnologia, era necessário deslocar um time de engenheiros (especialistas em elétrica, civil, tubulação, layout industrial, instrumentação e processos) por todo o país, pelo menos três vezes ao longo de cada projeto, para fazer inspeções e analisar itens como segurança, montagem eletromecânica e aceite da obra. “Isso tomava muito tempo de nossa equipe e gerava gastos com voos por todo o território nacional”, menciona Marcela.

O equipamento também tem sido aplicado para capacitar jovens engenheiros da empresa, logo no início de suas carreiras, em relação à infraestrutura de uma planta de produção e separação de gases. “Profissionais de outras áreas da companhia com função administrativa e que nunca estiveram em nossas fábricas passam a entender melhor nossa operação e ganham mais sinergia com nosso trabalho. Já temos mais de 800 acessos ao equipamento e mais de 9 mil cliques em nosso dashboard de mapas na intranet”, diz Reginardo.

Marcela ainda lembra que este sistema pode ser aplicado a novos clientes potenciais. “Mapeamos estas plantas, com devida autorização, e verificamos possibilidades de ampliar a produtividade. Os empregados da White Martins, que já testaram o sistema, ficaram mais engajados com o tema inovação. Nossa área tem sido mais procurada para desenvolver soluções com alto grau de complexidade por diferentes áreas de nossa empresa, bem como por nossos clientes”, conclui.

Sobre a White Martins

Reconhecida como uma empresa sólida, inovadora e de alto padrão tecnológico, a White Martins está presente em todas as regiões do Brasil há mais de cem anos. Na América do Sul representa a Praxair, multinacional com atuação em mais de 50 países e uma das maiores empresas de gases industriais e medicinais do mundo, além de ser a única do setor a fazer parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade desde 2003.

Seu portfólio de produtos inclui gases atmosféricos (oxigênio, nitrogênio e argônio), gases de processo (gás carbônico, acetileno, hidrogênio, misturas para soldagem), gases especiais e medicinais, equipamentos para aplicação, transporte e armazenamento de gases, Carbureto de Cálcio, soluções para o mercado de gás natural e comercialização de equipamentos oxi-combustíveis e máquinas de corte.

A companhia investe em inovação para tornar seus negócios e suas operações cada vez mais sustentáveis. Em reconhecimento a esse trabalho, a White Martins foi incluída, em 2016, pelo terceiro ano consecutivo, no Guia Exame de Sustentabilidade, que destaca as empresas com políticas e práticas mais sustentáveis do país. Foi eleita, ainda, por cinco vezes consecutivas, como uma das empresas mais inovadoras do Brasil, pela renomada consultoria de gestão global A.T Kearney e pela Revista Época Negócios, da Editora Globo, e reconhecida com esses méritos pelo Anuário Valor Inovação, do Valor Econômico, nos últimos três anos.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::