Brasil, 19 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Navio ganha confiabilidade com retrofit de conversor de frequência

Vacon® NXP liquid cooled da Danfoss conta com aprovação de classe e foi comissionado até sua carga total, trabalhando em plena condição operacional

Subsidiária da M&I Electric, a M&I Electric Brazil fornece produtos e serviços com foco em soluções de energia e manutenção elétrica no mercado de petróleo e gás. As operações da subsidiária brasileira começaram em 2014 nas cidades do Rio de Janeiro e Macaé e conta com os mais recentes equipamentos de testes e calibração. Os engenheiros e técnicos de campo realizam serviços e instalação de equipamentos elétricos durante as etapas de comissionamento, paradas programadas de manutenção, monitoramento online e situações inesperadas de falhas.

A empresa foi procurada por uma das maiores companhias de apoio marítimo no Brasil para voltar a operar o motor de propulsão de um de seus navios, que estava fora de serviço durante mais de um mês. Equipada com um conversor de frequência que apresentava sérios problemas em diversos componentes do circuito de potência, a embarcação ficava inativa por longos períodos. Devido a esta falha, o motor de propulsão do navio ficava fora de serviço e a embarcação não podia voltar à operação. Consequentemente, o navio acarretava prejuízo ao não receber as diárias e com a tripulação parada.

A M&I Electric Brazil realizou o diagnóstico do drive em falha e tentou fazer o seu reparo. Várias medidas foram discutidas e a recomendação foi a substituição da unidade por um conversor de frequência da Danfoss que garante a funcionalidade do equipamento, disponibilidade de peças sobressalentes e um serviço técnico disponível 24h.

“A unidade anterior era obsoleta, com escassas peças sobressalentes no mercado mundial e sem um serviço técnico qualificado pelo fabricante no Brasil”, explica Emilio Kirby, engenheiro de projetos da M&I. Os desafios do retrofit incluíam entregar o novo conversor de frequência em dez dias, terminar a instalação em cinco dias e fazer o comissionamento em no máximo dois dias.

O conversor de frequência Vacon® NXP liquid cooled, da Danfoss, foi entregue no prazo e a atualização foi implementada com sucesso. O conversor tinha espaço suficiente no painel existente para o retrofit e o sistema de resfriamento líquido foi facilmente adaptado. A M&I trabalhou para manter a configuração Azimuth Thruster # 1, substituindo apenas o conversor de frequência e suas conexões físicas. O Vacon® NXP liquid cooled conta com aprovação de classe e foi comissionado até sua carga total, trabalhando em plena condição operacional.

“A solução da Danfoss permitiu voltar a operar o motor com um drive confiável, garantindo um serviço técnico com profissionais qualificados para qualquer tipo de intervenção no Brasil e disponibilidade de peças sobressalentes em estoque localmente”, finaliza Kirby.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias que permitem ao mundo de amanhã fazer mais com menos. Atendemos às necessidades crescentes por infraestrutura, cadeia de alimentos, eficiência energética e soluções adequadas para o clima. Os nossos produtos e serviços são utilizados em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e maquinário móbil. Também atuamos no segmento de energia renovável e em infraestrutura de aquecimento distrital para cidades e comunidades urbanas. A nossa engenharia inovadora começou em 1933 e hoje a Danfoss é líder mundial, empregando mais de 25.000 funcionários e atendendo clientes em mais de 100 países. Até hoje, somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Saiba mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::