Brasil, 19 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Livro reúne trabalhos de especialistas voltados à sustentabilidade na produção de cana-de-açúcar

A Embrapa lança, no próximo dia 15, o segundo volume do livro “Sistema de produção mecanizada da cana-de-açúcar integrada à produção de energia e alimentos", obra que reúne contribuições de especialistas de várias entidades que fazem parte do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) em direção à maior sustentabilidade na produção de biocombustível, açúcar, energia e outros derivados.

O lançamento acontecerá durante o Simpósio Integração da Pesquisa Pública com Cana-de-açúcar no Brasil, evento que vai reunir em Ribeirão Preto (SP) representantes de instituições públicas e privadas que atuam nos segmentos de pesquisa, produção e políticas públicas para discutir questões como as novas tecnologias, as tendências e os desafios para o setor. A cultura da cana-de-açúcar está entre as que mais experimentaram mudanças nos últimos 20 anos. A integração com culturas anuais, como soja e amendoim, e a implementação da colheita mecanizada são exemplos de novas técnicas de plantio e manejo adotadas pelo setor sucroenergético na busca por maior eficiência e sustentabilidade.

A obra sistematizou e organizou uma série de informações que se encontravam dispersas em artigos, documentos e resultados inéditos de pesquisa. Dividida em cinco partes e mais de 900 páginas, aborda questões relacionadas às mudanças climáticas e balanço energético da produção; planejamento conservacionista e qualidade do solo; produção de alimentos e energia na reforma do canavial; correção e fertilização do solo; e utilização de resíduos na agroindústria sucroenergética. O prefácio é assinado pelo ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues.

Os editores técnicos do livro são os pesquisadores Fábio Cesar da Silva, da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Bruno José Rodrigues Alves, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ) e Pedro Luiz de Freitas, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ). Entre os autores, mais de 90 especialistas de diversas instituições, além da Embrapa, como o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), o Instituto Agronômico (IAC), a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegocios (Apta) e universidades federais e estaduais, ainda representantes da iniciativa privada, como AGinfo Agricultura de Informação, Agro Ativa Consultoria, Agropastoril Paschoal Campanelli, Centro Universitário de Maceió, Ourofino Agrociência, Sementes Piraí, Smartbio Tecnologia, TechField Consultoria Agrícola e Vignis S.A.

O primeiro volume foi lançado em 2015 e apresentou contribuições a respeito dos cenários e perspectivas do setor e a integração à produção de energia e alimentos, sustentabilidade do sistema e modelagem, monitoramento e planejamento estratégico da produção da cana-de-açúcar.

O volume 2 do livro “Sistema de produção mecanizada da cana-de-açúcar integrada à produção de energia e alimentos"estará à venda no estande da Embrapa no Simpósio Integração da Pesquisa Pública com Cana-de-açúcar no Brasil (R$ 85).

Simpósio

O Simpósio Integração da Pesquisa Pública com Cana-de-açúcar no Brasil vai acontecer no Centro de Convenções da Cana-de-açúcar (IAC), em Ribeirão Preto (SP). O evento é uma realização da Embrapa Agroenergia, Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab), Programa Cana IAC, Ridesa, Projeto Pluricana/Finep, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Governo Federal. O Simpósio tem o apoio das empresas Buchi, UPL, Ourofino Agrociência, Racine, Case Agricultura, Biosul e da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

A programação completa está disponível no website do evento, onde também é possível fazer as inscrições: https://www.embrapa.br/simposio-cana .


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::