Brasil, 24 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Ouvidorias têm cumprido seu papel

Canal é conhecido, mas ainda pouco usado pelo cidadão, aponta pesquisa.

Neste 16 de março, em que se comemora o Dia do Ouvidor, a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman completa 23 anos. Neste período tem se dedicado ao aperfeiçoamento profissional, ao fomento das ouvidorias e ao fortalecimento institucional desta atividade na área pública e na iniciativa privada.

As ouvidorias têm cumprido seu papel. Levantamento do Datafolha constatou que 73% dos cidadãos que interagiram com as Ouvidorias tiveram solução dos temas reclamados. O estudo, com abrangência nacional, foi realizado para a ABO Nacional há seis meses em 149 municípios, com amostra de 2.076 entrevistados.

O estudo comprovou que a taxa de conhecimento de ouvidoria é alta - dois em cada três brasileiros adultos (67%) já ouviram falar deste canal de comunicação, principalmente na classe A e entre os de maior escolaridade. Nesse público, o índice alcança, respectivamente, 82% e 90%.

A relevância desse canal de comunicação foi reconhecida por 77% dos entrevistados que sabem sobre ouvidoria, para os quais este trabalho é muito importante.

Mas o desafio é fazer o cidadão utilizar mais este canal disponibilizado pelas empresas e área pública, já que a maioria (71%) nunca entrou em contato com alguma ouvidoria. Da parcela que já entrou em contato (29%), destacam-se os segmentos dos mais instruídos (52%) e da classe A (46%).

A ABO Nacional é referência na formação de profissionais para ouvidorias, desde 1999, e já capacitou mais de 2.500 ouvidores que atuam principalmente nas áreas reguladas em que este canal é obrigatório, como teles, bancos, concessionárias de energia, seguradoras, operadoras de planos de saúde.

Para a presidente da ABO Nacional, Maria Inês Fornazaro, “falta às empresas privadas se conscientizar da importância desse canal de comunicação para aperfeiçoamento da gestão e investir mais na criação de Ouvidorias”.

Sobre a ABO Nacional
A ABO Nacional tem por objetivo estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente.
O ouvidor/ombudsman tem como dever viabilizar os legítimos interesses dos cidadãos, seja em órgãos da administração pública - em quaisquer dos seus níveis e poderes - seja em uma empresa privada, atuando, sempre, com autonomia para apurar as questões que lhe forem apresentadas e independência para manifestar o que entender cabível à instituição a qual é vinculado.
Foi fundada em março de 1995.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::