Brasil, 22 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Empresas se voltam para tecnologias para detecção de fraudes

Os inúmeros escândalos divulgados na mídia nos últimos anos são apenas a ponta do iceberg dos problemas corporativos. Diversos levantamentos de consultorias dão conta que, mesmo com o aperto das normas de compliance e com a evolução das práticas de governança corporativa, as fraudes ainda são pouco detectadas no Brasil. “Geralmente, não se sabe quem está por trás dos problemas, pois o volume de informação a ser analisada é enorme, o que torna mais difícil identificar os envolvidos”, explica o diretor da Ventiv Solutions Internacional (VSI), Eduardo Sanches.

Segundo a Pesquisa Perfil Comportamental dos Executivos, realizada pela Orchestra Soluções Empresariais, 27% dos executivos brasileiros demonstram desvio de conduta que resultam em potenciais riscos para as empresas onde atuam. No estudo, são considerados desvios caráter características como interesses pessoais desmedidos, conflitos de interesses com as atividades que executam e potenciais desvios de conduta para obtenção de ganhos individuais. Outro levantamento, do Relatório Global de Fraude & Risco 2016/2017 da consultoria Kroll, mostra que as fraudes corporativas ainda são pouco detectadas. Mais de 90% dos executivos brasileiros admitem que a exposição às fraudes aumentou e 68% confirmam a incidência de más condutas nos últimos doze meses.

Diante deste quadro, tem crescido a busca por soluções tecnológicas que auxiliem na detecção de fraudes. “De dois anos para cá, houve um incremento de 30% nas vendas do nosso serviço voltado para esse fim”, diz Sanches. O Forense Digital utiliza ferramentas e técnicas avançadas para viabilizar a identificação de fraudes. Com o objetivo de analisar as principais evidências digitais da investigação, são coletados logs, emails, documentos, conteúdo de celulares, trocas de mensagens, histórico da internet, dados apagados recuperados e outras informações relevantes.

Segundo Sanches, em geral, quando as empresas iniciam uma investigação, não se sabe quem ou quantas pessoas estão envolvidas na fraude. Mas, a análise das informações permite que se descubra de onde vem o problema, mesmo que os envolvidos deletem seus rastros. “Com o Forense Digital, podemos verificar que arquivos foram apagados e por quem, por exemplo”, afirma.

A pesquisa da Orchestra Soluções Empresariais mostra que as práticas mais comuns realizadas por executivos com desvio de caráter envolvem a maquiagem de resultados, desvios de valores financeiros, manipulação de dados e pessoas para atendimento a interesse próprio e outros comportamentos que resultam em uma cultura organizacional permissiva, em que controles são fragilizados e a própria corporação é colocada em risco. “Os executivos são contratados por curriculum e 90% desses demitidos por comportamento e não por falta de conhecimento. Empresarialmente, o risco fator humano na condução das empresas tem tido pouca atenção por parte dos empresários, acionistas e conselhos de administração”, observa Susana Falchi, vice-presidente de gestão de pessoas da entidade.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::