Brasil, 24 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Mindfulness ajuda atletas a melhorarem performance

ILAMB prepara treinamento voltado a esportistas e equipe técnica; programa gera aumento de confiança e menor risco de lesões

Preocupados com o desempenho, os esportistas calculam cada avanço ou melhoria da performance e ruminam quando um errinho cometido impede o resultado positivo. Em ano de Copa, inclusive, não há exemplo melhor que o fatídico 7 x 1. Para minimizar os efeitos dessa preocupação e fazer com que atletas se concentrem totalmente no treino ou competição e alcancem resultados mais satisfatórios, o Instituto Latino Americano de Mindfulness e Bem Estar, ILAMB (www.ilamb.com), elabora treinamentos específicos voltados para o setor.

A ideia é preparar esses profissionais para que sejam capazes de atuar com atenção plena, ou seja, sem quaisquer distrações que atrapalhem aquele momento específico. Um lapso de segundo faz a diferença entre uma oportunidade desperdiçada e um passe, cesta, ponto ou gol executado de maneira precisa. "O treino e a preparação emocional são a diferença de grandes atletas. A prática de mindfulness ajuda o atleta se manter no estado de flow, também conhecido no meio esportista como 'in the zone', estado de entrega total e alta performance", conta a fundadora do ILAMB, Marina Neumann. De fato, Kobe Bryant e Novak Djokovic, dois dos maiores nomes do basquete e tênis, respectivamente, são praticantes do mindfulness.

Nesse campo específico, um dos pontos essenciais é a técnica conhecida como self-talk – uma conversa consigo mesmo, para subverter o peso negativo que essa voz interior costuma carregar. "No lugar de cometer um erro e se penalizar, é preciso mudar o tom do discurso, superar e ir em frente para a próxima etapa. Em esportes de alto rendimento e que demandam grande concentração, isso é essencial para atingir bons resultados", explica Marina.

Outro benefício da prática é a redução nas chances de lesões. "Ao aumentar a consciência corporal, a atenção plena diminui os riscos de lesões. O corpo do atleta fica protegido", diz Marina. Além de atletas profissionais, o mindfulness também é interessante para treinadores, membros da equipe técnica e até mesmo quem pratica esportes de maneira esporádica. "Corredores, por exemplo, estão sempre tentando se superar, diminuir em um minuto seu tempo. O treino mental faz a diferença".

Para a fundadora do ILAMB, uma boa introdução para a prática de mindfulness é prestar atenção nos pensamentos que passam pela cabeça e começar a descrevê-los para si mesmo. Apenas dar um rótulo a eles e deixá-los passar. O exercício ajuda ainda nas prévias, ao atenuar a preocupação sobre a próxima competição ou o último treino. Isso porque, às vezes, esse simples pensamento pode levar a um impacto negativo nos sentimentos e, por consequência, uma piora de performance.

ILAMB abre primeiro curso

Em abril, o ILAMB prepara seus primeiros treinamentos voltados especificamente para atletas, técnicos e esportistas em geral. Ao longo de seis semanas, os participantes farão exercícios para aprimorar sua concentração e desenvolver a capacidade de atingir um estado de atenção plena. O treinamento acontecerá na sede do Instituto e as inscrições podem ser feitas no site.

Sobre o ILAMB
Instituto Latino Americano de Mindfulness e Bem Estar. O ILAMB foi fundado em julho de 2016 pela engenheira eletrônica Marina Neumann, praticante de meditação há mais de 20 anos. Instrutora de mindfulness certificada pelo Mindfulness Training International - MTI, Marina já praticou meia-maratona e foi tenista. Após cirurgia que a afastou de atividades mais intensas, continua a praticar yoga e trilhas na natureza. www.ilamb.com.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::