Brasil, 27 de Março de 2019

+ F O N T E -

Instituto Ayrton Senna representará o Brasil no SXSW EDU 2018

Projeto de Educação Integral no Ensino Médio implementado em Santa Catarina será o único case brasileiro no encontro, realizado no Texas (EUA) em março e dedicado à inovação na educação. O desenvolvimento socioemocional integrado ao currículo escolar é o grande diferencial da iniciativa, que já colhe resultados positivos na aprendizagem dos estudantes

O projeto de Educação Integral no Ensino Médio que o Instituto Ayrton Senna implementa em Santa Catarina será apresentado no SXSW EDU 2018 - um dos maiores eventos de inovação e educação do mundo. A iniciativa será o único case brasileiro no encontro, realizado entre 5 e 8 de março, no Texas (EUA). O grande diferencial do projeto está no desenvolvimento integral dos estudantes, já que promove intencionalmente nos jovens as chamadas competências socioemocionais (como colaboração, responsabilidade e abertura para o novo, entre outras) de forma integrada à aprendizagem das disciplinas (como português, matemática, história, geografia, física, por exemplo). O potencial de escalabilidade do projeto foi outro quesito considerado em sua seleção.

A iniciativa foi implementada em 2017 na rede pública de Santa Catarina e cerca de 1.300 jovens começaram a ser formados, com resultados efetivos na aprendizagem: em Matemática, as escolas que aderiram o modelo tiveram desempenho 9,4% superior às demais da rede, enquanto que em Língua Portuguesa o desempenho foi 12,3% maior. Em 2018, o projeto dobrou seu alcance para 30 escolas, atingindo cerca de 4 mil jovens catarinenses. A iniciativa conta com um time de apoiadores como Instituto Natura, Movimento Santa Catarina pela Educação, CAPES, BID e FIESC.

Antes de Santa Catarina, o Instituto Ayrton Senna desenvolveu por três anos, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, os principais aspectos dessa proposta de Educação Integral para o Ensino Médio. Entre outras características, o conceito de Educação Integral dessas propostas passa por um novo propósito da educação: ao invés de aprender apenas o conteúdo de disciplinas, busca criar oportunidades para os estudantes se desenvolverem como um todo, integrando os conhecimentos e articulando as aprendizagens da escola com sua vida, suas competências e seus projetos pessoais.

“A seleção por meio do voto indica que o que estamos buscando promover tem conexão com o que outras pessoas também procuram em educação” afirmou a gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna que fará a apresentação no evento, Rita Moreira Leite. “A formulação da proposta conta com apoio de muitos educadores, gestores e equipes da rede de ensino, por isso também teremos um representante de Santa Catarina conosco. Mostrar o que podemos conseguir quando há colaboração entre diferentes setores será muito especial, e saber da aprovação da proposta trouxe muita alegria a todas as equipes envolvidas!”

Sobre o SXSW EDU

O SXSWEdu é um evento paralelo ao SXSW, festival conhecido como a maior plataforma mundial de empoderamento de pessoas criativas. O objetivo do evento é gerar engajamento e conexão entre os participantes para promover impactos nas práticas de ensino e aprendizagem no mundo. A oitava edição do especial de educação do festival SXSW contará com cerca de 7.500 participantes do mundo inteiro. A definição dos participantes foi realizada por meio de votação online e da análise de especialistas da própria organização.

Veja o que dizem os professores envolvidos na proposta de Educação Integral para o Ensino Médio:

Saiba como foi a primeira semana de aula dos estudantes nas escolas de SC:

Para mais informações sobre o SXSW EDU, acesse:
http://sxswedu.com

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.

Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 18 Estados e mais de 660 municípios, apoiamos a formação de cerca de 50 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,5 milhão de alunos por ano. www.institutoayrtonsenna.org.br

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::