Brasil,

• Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Extensões: aprenda a multiplicar as tomadas com segurança

Acessórios são úteis, mas precisam ser usados com critério para não causarem sobrecarga na instalação elétrica

Embora as extensões sejam facilmente encontradas em lojas de material elétrico e construção, e até em supermercados, elas precisam ser adotadas com critério. Eventualmente, escutarmos que estes itens não são recomendados e que colocam em risco aparelhos eletrônicos e a instalação elétrica. Com tantos aparelhos em casa e no escritório e a necessidade de multiplicar as tomadas, como saber se estamos usando as extensões da forma correta?

Para que não sofram aquecimento, curto-circuito na tomada ou mesmo sobrecarga na rede elétrica, a soma das potências dos equipamentos conectados a uma extensão não deve ser maior do que a capacidade de fornecimento de corrente da tomada em que serão conectados e nem da capacidade nominal da extensão. Para uma tomada residencial comum, no Brasil, este limite pode ser de 10 ou de 20 amperes (A), de acordo com o modelo utilizado.

Ideal para aparelhos que consomem pouca energia
Uma forma prática de fazer este cálculo é conferir qual é a corrente da tomada e da extensão e associar 1 ampere para cada 100W de potência do aparelho, em redes de 110 V (volts), e 1 ampere para cada 200 W (watts) em redes de 220 V. Por esse motivo, extensões são úteis para conectar aparelhos que consomem pouca energia, como um abajur, um ventilador portátil e um telefone, pois não ultrapassarão a capacidade de corrente da tomada.

Já no caso de um ferro de passar de 700 W e um forno de micro-ondas também de 700 W, por exemplo, a corrente, na somatória, chegaria a 14 A, acima da capacidade de uma tomada de 10A. Portanto, nunca utilize equipamentos de alta potência em benjamins ou similares.

Existem inúmeros modelos de extensões disponíveis no mercado, mas é preciso ficar atento à procedência dos itens, adquirir produtos certificados e de empresas reconhecidas. A Tramontina dispõe de Extensões Múltiplas e Extensões de Cabide em diferentes tamanhos e configurações, o que permite diversas combinações nas tomadas, de acordo com cada necessidade.

Tramontina, o prazer de fazer bonito
A Tramontina acredita que tudo o que é feito com carinho é especial. Por isso, gosta tanto do bem-estar que as pessoas sentem quando preparam algo com as próprias mãos, quando a receita dá certo, quando veem o jardim florido ou a bicicleta do filho consertada. Essa filosofia nasceu há mais de 100 anos com Valentin Tramontina em sua pequena ferraria. Ainda hoje é mantida pela empresa, honrando os valores pelos quais foi criada e estimulando seus 7 mil funcionários para que os consumidores tenham um mix de mais de 18 mil itens entre utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, além de materiais elétricos e móveis de madeira ou de plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis. A Tramontina tem, nos Centros de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, um valioso suporte. Os parceiros de mercado também podem contar com cinco centros de logística e cinco escritórios regionais de vendas no Brasil para satisfazer, com agilidade, os seus clientes. Além disso, uma atuação sustentável faz com que a Tramontina faça bonito também em suas comunidades e no cuidado com o meio ambiente, valores que acompanham a marca no Brasil e nos diferentes continentes onde está presente com 11 unidades internacionais. Hoje, a Tramontina exporta para mais de 120 países. Tudo isso nos motiva. Um prazer estampado com orgulho no que a gente faz. Que nos faz criar, fazendo a diferença para a marca e seus consumidores. Esse é o nosso prazer de fazer bonito.

Saiba por que a Eletrik faz bonito
Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a Tramontina Eletrik oferece o melhor em segurança, design e soluções técnicas em materiais elétricos para instalações residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa vem aplicando sua expertise de 40 anos na ampliação de seu portfólio e investindo no lançamento de linhas de produtos em novos segmentos, como disjuntores e quadros de distribuição, além de divisões dedicadas aos setores de atmosferas explosivas e injeção de alumínio sob encomenda. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 40 mil m2, conta com 13 células de injeção de alumínio e 18 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 3.000 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os produtos para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: